Fonte: Notícias Automotivas
Apesar do foco atual nas versões T8 de S/V/XC90, que utilizam propulsor híbrido 2.0 para entregar mais de 400 cv, a Volvo está de olho em versões puramente elétricas de seus carros e o projeto começará a tomar forma em 2019, quando os primeiros chegarão ao mercado.
Tanto a plataforma SPA quanto a CMA já foram desenvolvidas pensando também apenas no uso com baterias de lítio. Ainda não se sabe se estes modelos elétricos terão opções de potência de suas baterias, mas a Volvo confirma que haverá uma com 100 kWh. A autonomia não foi divulga, mas estima-se entre 500 e 600 km.
Já no caso dos propulsores elétricos, sabe-se que os compactos com a CMA terão 136 cv, enquanto os dotados com a SPA terão até 611 cv com tração nas quatro rodas, provavelmente utilizando dois ou três motores elétricos. Mas, mais do que a bateria de 100 kWh, a Volvo ambiciona vender um milhão de carros elétricos até 2025.
Nos híbridos, a Volvo ainda apostará no T5 Twin-Engine, que terá sistema híbrido leve com 48V. Esta opção irá aparecer igualmente em 2019, oferecendo um motor elétrico de 13,5 cv, mas no futuro, a potência deverá subir para 20,3 cv. Esta versão será oferecida com gasolina ou diesel.
Uma alternativa estudada é um T5 Twin-Engine com motor a gasolina 1.5 Turbo de três cilindros com motor elétrico de 75 cv, terá câmbio de dupla embreagem com sete marchas, baterias de 9,7 kWh e autonomia de 50 km no modo EV. Ou seja, a Volvo terá uma oferta de híbridos e elétricos bem interessante.