Vibra Energia e ZEG Biogás se unem para fomentar o mercado de biometano no Brasil

Toyota inicia produção de células a combustível para caminhões
01/09/2021
Discurso pró-mercado da Petrobrás continua, mas na prática é diferente
01/09/2021
Mostrar tudo

A Vibra Energia e a ZEG Biogás assinaram nesta segunda-feira, dia 30, um Acordo de Cooperação para oferecerem aos fornecedores de etanol da Vibra uma solução integrada de produção de biometano. O objetivo é fomentar o crescimento do mercado de biometano no país. Segundo projeções das empresas parceiras, o Brasil possui potencial viável anual de produção de 10 bilhões m³ de biometano, o que equivale a um terço da demanda atual por gás natural no país, sendo aproximadamente 30% dele oriundo da vinhaça da cana-de-açúcar. A substituição de combustíveis fósseis pela exploração de todo potencial de vinhaça poderia evitar as emissões de até 10 milhões de toneladas de Gases de Efeito Estufa (GEE) por ano – o equivalente a 70 milhões de árvores plantadas. O biometano é um combustível totalmente renovável e que pode substituir diversos combustíveis fósseis como o gás natural, diesel e GLP.
Para as mais de 300 usinas de etanol pertencentes aos 60 grupos industriais fornecedores de etanol da Vibra, essa é a oportunidade de viabilizar uma solução ambientalmente adequada para a vinhaça e efluentes de seus processos produtivos, o que também contribui para melhoria na produtividade do solo, com a consequente melhora dos resultados operacionais da usina.
“Com esta parceria, a Vibra e a ZEG aliam a expertise da ZEG na produção de biometano com a capacidade da Vibra de acessar os principais produtores de açúcar e etanol do Brasil”, afirma Marcelo Bragança, Diretor Executivo de Operações, Logística e Sourcing da Vibra, que completa: “A parceria com a ZEG foi certeira. Eles possuem uma tecnologia própria que conta com a melhor solução em biodigestor para vinhaça do mundo, além de ser altamente eficiente em custos”.
A ZEG Biogás é uma empresa especializada na produção e comercialização de biogás e biometano, possuindo know-how na estruturação de projetos para destinação de biogás de aterros sanitários e agroindústrias, incentivando o mercado de energia renovável e biocombustíveis no Brasil. No setor de açúcar e etanol, a ZEG tem a expertise na utilização do subproduto vinhaça para geração de energia e biocombustível.
“Há diversos ganhos para as usinas de etanol, como a diversificação do seu portfólio de combustíveis, destinação adequada dos resíduos e redução da pegada ambiental com utilização do combustível limpo em suas frotas e maquinário agrícola”, destaca Daniel Rossi, acionista e CEO da ZEG, empresa do Grupo Capitale Energia. “Já do ponto de vista do consumidor, o biometano é um combustível renovável totalmente intercambiável com o gás natural convencional e inclusive utiliza-se da infraestrutura de distribuição já existente, sendo um vetor importante para acelerar a transição energética no país”, complementa o executivo.
Já a Vibra, como maior distribuidora de combustível do país, traz para o negócio seu amplo relacionamento com os produtores de açúcar e etanol. A companhia está construindo seu caminho rumo a uma transição para fontes energéticas mais limpas e renováveis e vê um enorme potencial no desenvolvimento do mercado de biometano no país, alinhado à implementação de uma forte agenda ESG.
O trabalho conjunto busca aproveitar a sólida rede de relacionamento que a VIBRA detém com as usinas de etanol para propor a realização dos estudos e o fomento à produção do GasBio, como é denominado o biometano da ZEG, por meio da tecnologia e expertise da ZEG Biogás.
A partir do acordo, as duas empresas traçarão planos de trabalho detalhados junto a cada fornecedor de etanol que se interesse pela solução do biometano. O suporte começa nas definições de capacidade de produção e identificação de potencial de consumo interno e na região, passando por projetos de engenharia para implantação e elaboração de estudo de viabilidade econômico-financeira do projeto. As empresas também ajudarão a definir o modelo de negócios que será utilizado para explorar a oportunidade.

Fonte: In Press Porter Novelli – Agência de Comunicação da Vibra Energia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *