Olhar Digital
Quase metade dos emplacamentos de veículos elétricos registrados até agora neste ano aconteceram no interior do Brasil
O mercado de veículos elétricos está se expandindo por todo o Brasil. E não pense que os modelos estão restritos apenas às capitais dos estados. Quase metade dos emplacamentos realizados até agora neste ano aconteceram no interior brasileiro.
Nova fatia de mercado para o setor
Segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico, nos cinco primeiros meses de 2024, os municípios do interior foram responsáveis por 46% das vendas eletrificados. Dos 64.908 modelos elétricos vendidos neste período, 29.697 estão fora das 27 capitais brasileiras.
Ainda de acordo com o levantamento da ABVE, os elétricos BEV e PHEV com recarga externa emplacados no interior representaram 68% (20.250) do total de eletrificados vendidos (29.697), de janeiro a maio.
Os 32% restantes (9.497) foram híbridos convencionais (HEV+HEV flex+MHEV). Destes, os híbridos flex movidos a etanol representam 44% (4.141), os híbridos a gasolina/diesel 31% (2.936) e os micro híbridos MHEV 25% (2.370).
Os números comprovam que a tecnologia chegou de vez também ao interior brasileiro, abrindo uma importante fatia de mercado para o setor. Isso também tem ajudado os elétricos a continuar conquistando mais espaço no Brasil.
Apenas em maio de 2024, foram emplacados 13.612 veículos leves eletrificados. Isso representa um crescimento expressivo de 111,5% sobre maio de 2023 (6.435). Já no acumulado do ano, o total indica um aumento de 149% sobre o mesmo período em 2023 (26.014).
Montadoras que mais venderam elétricos no Brasil neste ano:
• BYD – 27.238;
• GWM – 9.988;
• Toyota – 8.897;
• CAOA Chery – 4.103;
• Volvo – 2.970.