Tarifaço provoca tumulto no setor de energia verde

Ministro pede à CEO da Petrobras análise sobre corte no preço do diesel, diz fonte
08/04/2025
Datagro: Tarifa dos EUA fecha um mercado para etanol do Brasil, mas pode abrir outros
08/04/2025
Mostrar tudo

Folha de S. Paulo 

NOVA YORK E LONDRES | FINANCIAL TIMES As novas tarifas de Donald Trump estão prestes a atingir a indústria de energia renovável, ameaçando aumentar os preços, interromper cadeias de suprimentos e minar as ambições dos Estados Unidos de liderar a revolução da IA (inteligência artificial), disseram executivos de tecnologia limpa.

As tarifas de 10% a 49% sobre componentes elétricos, armazenamento de baterias e outros equipamentos da China, Sudeste Asiático e Europa representam golpe duplo para um setor já abalado pela adesão de Trump à indústria de combustíveis fósseis e pelo apetite limitado por energia limpa.

Executivos alertaram que os custos adicionais das tarifas levariam a contas de energia mais altas. Os preços da eletricidade subiram duas vezes mais rápido que a inflação no ano passado, segundo o Bank of America, com várias concessionárias solicitando aumentos de preços de dois dígitos aos reguladores para cobrir os crescentes custos de mão de obra, materiais e atualizações da rede.

“Isso pode ser um potencial descarrilador quando realmente precisamos inaugurar esta nova era de domínio energético para colocar os EUA no epicentro dos centros de dados e da tecnologia de IX, disse Sandhya Ganapathy, CEO da EDP Renewables North America, um dos maiores desenvolvedores de energia eólica, solar e armazenamento de baterias nos EUA.

Julien Dumoulin-Smith, analista do Jefferies, um banco de investimento, disse que as tarifas criaram “muito tumulto” em um momento em que as empresas já estavam incertas sobre se Trump eliminaria incentivos lucrativos para energia verde fornecidos pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

“As tarifas fornecem outro motivo para as empresas atrasarem investimentos. E o problema atual é que simplesmente não há uma cadeia de suprimentos doméstica grande o suficiente nos EUA em muitos setores renováveis, como solar, armazenamento de baterias e eólica. Não há muitas opções além de comprar do exterior”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *