Ruy Andrade aborda Sucessão Familiar no XVI Encontro de Revendedores de Combustíveis do Nordeste

Na BA, combustível verde terá custo do fóssil
12/11/2024
Raízen tem prejuízo líquido no 3º tri com menores margens de mobilidade e renováveis
13/11/2024
Mostrar tudo

Let´s Go Bahia

Ruy Andrade aborda Sucessão Familiar no XVI Encontro de Revendedores de Combustíveis do Nordeste

Foto: Danilo Lima

O advogado Ruy Andrade, especialista no setor de combustíveis e sócio fundador do escritório Ruy Andrade Advocacia, conduziu, ao lado da advogada Dayane Araújo, do escritório Dayane Araújo Advocacia, uma palestra sobre Sucessão Familiar durante o XVI Encontro de Revendedores de Combustíveis do Nordeste. Realizado pelo Sindicombustíveis-BA, de 7 a 10 de novembro em Costa do Sauípe, o evento reuniu representantes do setor, instituições e autoridades públicas, promovendo discussões sobre os desafios e oportunidades do mercado.

Segundo o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), as empresas de combustíveis representam 10% do PIB nacional e geram cerca de 1,6 milhão de empregos, diretos e indiretos. O perfil dessas empresas, no entanto, é majoritariamente familiar, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com 90% delas sendo familiares, responsáveis por mais de metade do PIB e empregando 75% da mão de obra brasileira.

“Os números mostram a relevância das empresas familiares no setor de combustíveis e sua contribuição ao desenvolvimento econômico do país. No entanto, essas empresas enfrentam desafios específicos quando se trata de sucessão. Apenas 12% conseguem chegar à terceira geração, segundo dados da PWC. Na palestra, abordamos os principais elementos para assegurar a longevidade desses negócios”, explicou Ruy Andrade, que possui vasta experiência em direito societário, contratos e atua principalmente nos setores de petróleo, gás, saúde, varejo e gestão patrimonial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *