(Reuters) – A produção de petróleo e gás natural do Brasil atingiu 3,692 milhões de barris de óleo equivalente ao dia (boed) em outubro, queda de 2,6% em relação a igual período do ano passado, mas em linha com o mês anterior, informou nesta terça-feira a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Segundo os dados da reguladora, a produção brasileira de petróleo totalizou 2,874 milhões de barris por dia, nível 1,2% abaixo do verificado em setembro e 3,0% inferior ao de mesmo mês do ano passado.
Já a produção de gás natural registrou alta de 3,8% na comparação com o mês anterior, embora tenha recuado 1,2% no comparativo anual, alcançando 130 milhões de metros cúbicos por dia, acrescentou a ANP.
A produção do pré-sal atingiu 2,535 milhões de boed, considerando tanto o bombeamento de petróleo quanto a produção de gás natural, com destaque para o campo de Tupi, na Bacia de Santos, maior produtor do Brasil.
Entre as empresas, a produção de petróleo e gás natural da Petrobras atingiu 2,73 milhões de boed no período, seguida por Shell Brasil (425,9 mil boed) e Petrogal Brasil (124,8 mil boed), acrescentou a ANP.