(Reuters) – Os preços médios do diesel, gasolina e etanol nos postos de combustíveis do Brasil voltaram a subir nesta semana, atingindo os maiores níveis em pelo menos oito semanas, mostraram dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nesta sexta-feira.
Conforme levantamento da reguladora, o valor médio apurado na semana para o diesel, combustível mais consumido do Brasil, foi de 3,587 reais por litro, leve alta de 0,14% em relação à semana anterior.
A gasolina comum, por sua vez, subiu 0,31% no período, o que fez com que o litro atingisse, em média, 4,481 reais nos postos.
Os preços de ambos os combustíveis fósseis registraram a segunda semana consecutiva de altas, após uma breve queda no período de 22 a 28 de novembro.
Eles estão, com isso, nos maiores patamares em pelo menos oito semanas –ou desde que a ANP retomou sua pesquisa de preços, em meados de outubro, após um período de interrupção iniciado em agosto para alteração no formato do levantamento, após o fim do contrato com a empresa que realizava o trabalho.
Concorrente da gasolina nas bombas, o etanol hidratado apurou alta em todas as semanas desde que a agência reiniciou o levantamento, e também registra, dessa forma, o maior nível em ao menos oito semanas.
O etanol subiu, em média, 0,88% no último período de apuração, alcançando 3,185 reais por litro.