Por que o preço do diesel não para de aumentar no Brasil

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Valor Econômico

O preço do diesel pode subir R$ 0,11 por litro na bomba com o retorno parcial da incidência do PIS/Cofins sobre o combustível a partir desta terça-feira (5). O retorno da incidência do imposto será gradual e segue até janeiro do próximo ano.

O imposto estava zerado desde 2021 e a desoneração foi prorrogada até o fim deste ano, mas o governo de Luiz Inácio Lula da Silva decidiu voltar atrás em sua própria decisão de estender o prazo para compensar o programa de descontos para carros novos.

Na primeira etapa, já a partir desta terça, o litro fica R$ 0,11 mais caro nas bombas caso as distribuidoras decidam pelo repasse integral dos impostos ao consumidor final.

A partir de outubro, um novo repasse será feito, com uma incidência que somará mais R$ 0,13 por litro do diesel. Por fim, em janeiro de 2024 — última etapa do esquema — o imposto voltará a ser cobrado integralmente, com mais R$ 0,11 por litro, somando R$ 0,35 de impostos federais por litro de diesel no total.

Este, porém, não é o único reajuste influindo nos preços do diesel. No dia 15 de agosto, a Petrobras anunciou o primeiro aumento dos preços do diesel desde junho de 2022, de 25,8% para as refinarias. O reajuste da Petrobras foi feito em resposta à alta dos preços do petróleo internacional, mas não anulou a defasagem em relação à paridade de importação.

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