Fonte: IstoÉ Dinheiro
Os preços do petróleo operam em alta nesta quarta-feira em meio ao enfraquecimento do dólar, impulsionado ainda por uma recuperação, após dias de perdas.
Às 8h41 (de Brasília), o barril do Brent para agosto subia 0,72% na IntercontinentalExchange (ICE), a US$ 76,03, enquanto o do WTI para julho tinha alta de 0,51% na New York Mercantile Exchange (Nymex), a US$ 67,07.
As commodities denominadas em dólar, como o petróleo, costumam ter uma relação inversa com o dólar. O índice do dólar Wall Street Journal, que mede a moeda dos EUA contra uma cesta de 16 divisas, registra queda em torno de 0,35%. Já o índice DXY, que mensura a moeda dos EUA contra outras seis moedas fortes, registrava queda de 0,54% no horário acima.
O Brent perdeu mais de 6% desde o final da semana passada, quando a Arábia Saudita e a Rússia se aproximaram de um acordo para aumentar a produção de petróleo depois de mais de um ano de retração na produção.
“O mercado está caminhando em compasso de espera antes da reunião da Opep em 22 de junho”, disse Ole Hansen, chefe de estratégia de commodities do Saxo Bank.
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) – da qual a Arábia Saudita é a líder de fato – e 10 produtores fora do cartel, incluindo a Rússia, têm reduzido a produção de petróleo em cerca de 1,8 milhão de barris por dia desde o início de 2017. Desde que o acordo foi implementado, os preços subiram mais de 40%.
Espera-se que a Opep e seus aliados decidam quando e quanto deverão aumentar a produção na próxima reunião oficial do cartel em Viena, no dia 22 de junho.
Ministros do petróleo da Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Kuwait, devem realizar uma reunião informal no final desta semana para discutir possíveis aumentos de produção, segundo analistas da consultoria JBC Energy.
Além disso, hoje saem dados de estoques de petróleo nos EUA do American Petroleum Institute (API), às 17h30. Fonte: Dow Jones Newswires.