Valor Econômico
Os preços do petróleo encerraram a segunda-feira (14) em alta, impulsionados pelo otimismo relacionado ao início da vacinação contra a covid-19 em países desenvolvidos e pelas notícias de um incêndio e explosão em um navio-tanque no porto de Jeddah, da Arábia Saudita.
Os contratos futuros do petróleo WTI para janeiro encerraram o dia em alta de 0,90%, a US$ 46,99 o barril, na Bolsa de Mercadorias de Nova York (Nymex). Os futuros do Brent para fevereiro avançaram 0,64%, a US$ 50,29 o barril, na ICE, em Londres.
A Pfizer começou a enviar a vacina que criou com a BioNTech para todo o país no fim de semana, após a Food and Drug Administration (FDA) ter concedido autorização de emergência para seu uso nos EUA. A agência também deve se pronunciar sobre a vacina da Moderna ao longo desta semana.
“O otimismo geral vinculado aos estágios iniciais do lançamento da vacina foi fundamental para o rali nos preços do petróleo”, disse Robbie Fraser, gerente de pesquisa e análise global da Schneider Electric, em nota.
“Embora isso ofereça uma razão tangível para esperar alguma demanda de longo prazo e normalização nos estoques, o mercado de petróleo primeiro terá que enfrentar um inverno cada vez mais desafiador”, disse.
“A recuperação da demanda, particularmente nos EUA, desacelerou recentemente com o aumento de novos casos de covid-19 e uma série de países implementaram ou estão considerando medidas adicionais de restrições”, afirmou.