UDOP
A venda inclui 26 campos de petróleo onshore e offshore na Bacia Potiguar, além da Refinaria Clara Camarão.
A Petrobras está em negociações para vender seu Cluster Potiguar no Brasil para a empresa local 3R Petroleum Óleo e Gás por mais de US $ 1 bilhão.
Os ativos considerados à venda incluem o Cluster Potiguar composto por três sub-clusters -Canto do Amaro, Alto do Rodrigues e Ubarana, bem como a refinaria Clara Camarão.
A Petrobras disse anteriormente que a venda incluiria acesso a infraestrutura de processamento, refino, logística, armazenamento, transporte e descarregamento de petróleo e gás natural.
A empresa disse que recebeu o que afirma ser a melhor proposta da 3R Petroleum, entre outras ofertas vinculativas de partes potencialmente interessadas.
A Petrobras observou que assinaria o acordo condicionado aos resultados das negociações, além do recebimento das aprovações corporativas necessárias.
Em junho de 2021, a Reuters informou que a 3R e a empresa de private equity Seacrest Capital haviam oferecido adquirir os ativos Potiguar da Petrobras.
Em nota à imprensa, a Petrobras disse: “A Petrobras se compromete com a ampla transparência dos projetos de desinvestimento e gestão de portfólio e informa que as etapas subsequentes do projeto irão reforçá-lo em tempo hábil”.
O cluster Potiguar inclui um total de 23 concessões de produção onshore e três concessões de produção offshore localizadas na Bacia Potiguar, no estado do Rio Grande do Norte (RN).
As concessões do subconjunto Ubarana estão contidas em águas rasas, 10-22 km ao largo da costa de Guamaré-RN. As demais concessões dos sub-aglomerados Canto do Amaro e Alto do Rodrigues estão localizadas em terrenos.
De janeiro a agosto de 2020, a produção média do cluster Potiguar foi em torno de 23,2 mil barris de óleo por dia (bpd) e 108 mil m³ / dia de gás natural.
A venda é parte dos esforços da empresa para alienar ativos não essenciais para reduzir a dívida e mudar o foco na produção de petróleo em águas profundas, informou a Reuters.
Fonte: O Petróleo