Money Times
A Petrobras confirmou, nesta terça-feira (18), que iniciou estudos preliminares para implantar unidades de refino de biodiesel, composto por uma mistura de diesel mineral e óleo vegetal, cujo percentual na composição pode ser de 5% ou 10%.
A informação foi, originalmente, veiculada pelo jornal O Globo, levando a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) a questionar a estatal. Na resposta à autarquia, a Petrobras afirmou que “está iniciando novos estudos, no âmbito do seu Programa BioRefino, de projetos para expansão da produção de Diesel R, combustível produzido por coprocessamento de diesel mineral com óleo vegetal.”
A empresa acrescentou que seu plano estratégico já contempla investimentos de US$ 4,4 bilhões em projetos de transição energética até 2027. Desse total, US$ 600 milhões serão destinados a refino de biodiesel.
Petrobras amplia estudos de refino de biodiesel
Segundo O Globo, a Petrobras estuda construir unidades de refino de diesel renovável na Gaslub – a antiga Comperj -, localizada em Itaboraí (RJ), e na Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. O jornal observa que os estudos marcam uma mudança em relação ao governo Bolsonaro, quando se previa apenas uma unidade de biodiesel em Cubatão.
Na resposta ao ofício da CVM, a estatal acrescentou que, “nesse momento, a companhia está iniciando estudos preliminares, que ainda não foram submetidos às suas instâncias de governança.”