Minaspetro
Caro amigo revendedor, estamos assistindo à completa degradação da relação entre as grandes distribuidoras e os postos revendedores. A cada dia, somos surpreendidos com mais uma novidade para o consumidor final em detrimento da nossa categoria.
A Ipiranga, nos últimos anos, vem oferecendo vários cursos de capacitação para os seus revendedores, entre eles um chama a atenção pelo enfoque na importância de se ter um posto completo, é o Programa de Educação Executiva Ipiranga by HSM.
Depois de fazer esse curso, o revendedor passa a receber visitas da equipe da técnica e gestora da Ipiranga. Todos são muito bem treinados e insistem com o revendedor para que ele faça grandes investimentos em infraestrutura e equipamentos apesar de desconhecerem o mercado regional. Se o revendedor for desinformado e não tiver uma boa assessoria, acaba acreditando nessa história e o fim é trágico.
A saúde financeira do seu negócio adoece, as dívidas acumulam-se e comprometem o funcionamento geral do seu posto. Tudo isso para se ter o posto de serviços conforme os moldes da distribuidora. Porém, a farsa não se sustenta por muito tempo. A Rede Ipiranga anunciou recentemente o fechamento de 500 lojas de conveniência dentro dos postos. E o mais grave é que vai iniciar uma nova fase das lojas AMPM agora nas ruas, ou seja, vai concorrer diretamente com os seus postos franqueados.
Por favor, senhora Ipiranga, responda-nos: Fomos enganados? Isso é sério? E os nossos investimentos? Queremos o nosso dinheiro de volta!
Infelizmente, isso é uma tendência de mercado pois a Shell, em parceria com a OXXO, também tem inaugurado lojas de rua. E a BR não ficará para trás, já tem suas estratégias para o segmento de lojas fora dos postos.
E não poderíamos deixar de falar dos malfadados Aplicativos Abastece Aí da Ipiranga, AME da BR e o Shell BOX . As distribuidoras ficam com os bônus: cadastro dos clientes, acesso direto a eles, fidelização à bandeira e não ao posto.
Já nós revendedores ficamos com os ônus: pagamos todo o custo do aplicativo, viramos reféns da marca porque se deixarmos a Distribuidora, ela envia a mensagem ao nosso cliente “seu posto preferido mudou”. Assim, o nosso cliente é induzido a abastecer na concorrência.
DISTRIBUIDORAS, ENTENDAM DE UMA VEZ POR TODAS: SEU CLIENTE É O POSTO REVENDEDOR! E NÃO O CONSUMIDOR FINAL!
O CONSUMIDOR FINAL É CLIENTE DOS POSTOS!
Que parceria é essa? Ganha-perde? Chega! Não dá mais!
Independência, ou morte dos postos.
Cordialmente,
Ademyr Eger – Diretor de Marcas Próprias – Minaspetro