Fonte: Neofeed
No final de novembro, a BR Distribuidora, conhecida por distribuir combustíveis e biocombustíveis, anunciou a compra de 70% Targus Energia, empresa que atua no mercado livre de energia elétrica, e chamou a atenção pela entrada em um novo segmento.
De acordo com o CEO da empresa, Rafael Grisolia, a companhia, um colosso com faturamento de R$ 94,9 bilhões no ano passado, não vai parar por aí. “Com certeza, também vamos entrar no mercado de comercialização de gás, onde há um espaço que a BR Distribuidora pode ocupar”, diz em entrevista exclusiva ao NeoFeed.
Mesmo com as notícias de expansão do portfólio da companhia e mesmo com o crescimento de 20,8% das vendas no terceiro trimestre comparado com o segundo trimestre deste ano, as ações da companhia, avaliada em R$ 24,1 bilhões, pouco têm andado na B3.
Na visão do executivo, isso tem acontecido porque a Petrobras anunciou que vai vender o restante de sua participação na BR Distribuidora, uma fatia de 37,5%, mas ainda não definiu a data. Os investidores ficariam esperando a venda para apostarem na empresa. Desde 26 de agosto, quando a Petrobras anunciou que venderia sua participação na BR Distribuidora, as ações caíram 4,7%, passando de R$ 21,73 para R$ 20,70.
“Isso causa aquele fenômeno que chamamos no mercado de overhang, cria um efeito Tostines complicado”, diz Grisolia. E explica. “Nem a ação reage muito, porque todo mundo fica esperando a Petrobras vender, e a Petrobras espera para tomar a sua decisão do momento em que vai fazer a venda.”
Se não fosse por essa questão, diz o executivo, a ação estaria refletindo todo o ajuste que tem sido feito na companhia. Desde junho de 2019, quando a empresa foi privatizada e o seu capital pulverizado, a companhia enxugou o quadro de funcionários, mudou os planos de remuneração e tem deixado o passado estatal para trás.
A redução de custos já chega a R$ 700 milhões por ano e a rentabilidade medida pelo Ebitda por metro cúbico chegou a R$ 88. A meta é alcançar R$ 100 até o fim do ano, se aproximando de suas concorrentes Raízen, dona dos postos Shell, e Ultrapar, dos postos Ipiranga.
Na entrevista que segue, Grisolia fala da entrada em novos segmentos, da parceria com a Lojas Americanas para criar um novo projeto na área de conveniência, dos ajustes feitos na empresa e o que virá pela frente. Acompanhe os principais trechos no site Neofeed.