Lula critica privatização da BR: “O que melhorou?

Lula chama de ‘imbecis’ apoiadores de privatização da Petrobras
16/09/2024
Empresa de combustível investigada, Copape pede recuperação judicial
16/09/2024

Jornal O Globo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva questionou ontem a privatização da BR Distribuidora e atacou quem defende privatizar a Petrobras pelo fato de a estatal produzir combustível fóssil. Ele também criticou as desestatizações da Vale e da Eletrobras.

• O que melhorou para o consumidor brasileiro com a venda da BR? Barateou o combustível? Eles estão fazendo entrega na casa da gente? Não estão, eles apenas se apoderaram de uma empresa que daria lucro para a Petrobras – disse.

A BR Distribuidora foi privatizada em duas etapas, em 2019 e 2021, no governo Jair Bolsonaro, e hoje é controlada pela Vibra Energia.

DEFESA DA EMPRESA ESTATAL
Lula também questionou que melhorias foram trazidas aos consumidores pelas privatizações da Vale (em 1997, no governo Fernando Henrique) e da Eletrobras (em 2022, no governo Bolsonaro) e afirmou que a Petrobras não é só uma empresa de petróleo.

• No dia em que acabar o petróleo, a Petrobras será a maior produtora de biocombustível, etanol e hidrogênio verde. Ela é muito mais do que uma indústria de óleo, é uma indústria de energia – disse o presidente, afirmando que “uma empresa pública como a Petrobras não serve apenas para lucrar, mas para prestar serviços à população”, e que parte do ganho de uma estatal “deve ser revertida em benefício do desenvolvimento nacional”.

Lula falou na cerimônia de inauguração do Complexo de Energias Boaventura, novo nome dado ao que sobrou do Comper; j, em Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio.

No último dia 6, a Petrobras recebeu da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) a autorização para processar na unidade o gás natural produzido em campos do pré-sal da Bacia de Santos. Também participaram do evento o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e a presidente da Petrobras, Magda Chambriard.

No lugar do complexo petroquímico originalmente planejado – que previa o processamento de 150 mil barris de petróleo por dia e geração de 200 mil empregos diretos e indiretos -, o empreendimento agora vai se dedicar apenas a processar o gás natural dos campos do pré-sal.

Segundo a estatal, após a conclusão das obras – que têm previsão de gerar 10 mil empregos diretos e indiretos – o complexo terá capacidade de produzir 12 mil barris por dia (bpd) de óleos lubrificantes, além de 75 mil bpd de diesel S-10 e 20 mil bpd de querosene de aviação de baixo teor de enxofre.

Projeto bilionário, as obras do Comperj começaram em 2008, mas foram paralisadas em 2015.

A construção do complexo petroquímico foi destaque entre os casos de corrupção envolvendo Petrobras, grandes empreiteiras, integrantes do governo e políticos, revelados pela Operação Lava-Jato, a partir de março de 2014.

Desde 2008, a petroleira já contabilizou prejuízo de ao menos US$ 14 bilhões (cerca de R$ 78 bilhões) como projeto.

Ainda durante a cerimônia, Lula disse que a inauguração era uma “reparação ao que muita gente honesta e trabalhadora sofreu dentro da Petrobras” com as investigações:

• Sempre digo que se você quiser prender um corrupto, você prende o corrupto. Se você quiser dizer que uma empresa roubou, quem roubou não foram os trabalhadores, foi algum corrupto, algum corruptor, então você pega ele e pune, mas deixa a empresa produzir, deixa a empresa gerar emprego, salário, renda.