Folha de São Paulo
A Ipiranga consolidou no balanço de março o resultado de suas marcas Abastece Aí e KMV, programas de vantagens da distribuidora. Com isso, expôs um resultado negativo de quase R$ 250 milhões do negócio nos últimos quatro anos.
Financeiramente, isso é um indicador de que o programa de fidelidade estava gastando muito mais em suas operações do que gerando receitas.
De acordo com as demonstrações contábeis, o clube de vantagens para quem abastece nos postos da rede gerou um Ebitda negativo de R$ 247 milhões entre 2020 e 2023.
Ao longo desses quatro anos o desempenho do Abastece Aí não era contabilizado junto com os da Ipiranga e, sim, debaixo da Ultrapar, holding que controla as empresas do grupo.
“A segregação dos resultados não faz mais sentido” em razão de “o Abastece Aí continuar a ser o principal canal de relacionamento com os consumidores da Ipiranga e do novo direcionamento estratégico da empresa”, disse a Ipiranga no balanço.
DESEMPENHO GLOBAL
A Ultrapar, empresa com ações negociadas na B3, reúne, além da Ipiranga, Ultragaz e Ultracargo.
O Ebitda ajustado do grupo caiu de R$ 2,3 bilhões, em dezembro de 2023, para R$ 1,3 bilhão no primeiro trimestre deste ano. Essa diferença de R$ 929 milhões foi puxada pela Ipiranga, que teve um recuo de R$ 817 milhões em seu Ebitda no período.
A empresa, no entanto, informa que existe um efeito sazonal histórico no último trimestre, que distorce as comparações entre trimestres consecutivos.
Na comparação entre o primeiro trimestre deste ano e o de 2023, houve um leve aumento do Ebitda da Ultrapar –passou de R$ 1 bilhão para R$ 1,3 bilhão.
Nesse período, as vendas da Ipiranga tiveram alta de 2%, atingindo 5,6 milhões de metros cúbicos em março deste ano.
O Ebitda ajustado da distribuidora cresceu 48% –foi de R$ 527 milhões, em março de 2023, e passou para R$ 783 milhões, em março deste ano.
Na comparação entre março deste ano e dezembro de 2023, o resultado foi de R$ 1,1 bilhão, uma queda de 33%.