Valor Econômico
Análise de dados e inteligência artificial (IA) fazem parte da estratégia da Vibra Energia para alcançar consumidores em todo o país, conta a vice-presidente executiva comercial, de varejo e inteligência de mercado da empresa, Vanessa Gordilho em entrevista ao “15Cast”. O novo episódio do videocast de marketing e inovação do Valor vai ao ar nesta terça-feira (11).
“Em nossos calangos, quase todas as peças são feitas com IA”, conta Gordilho referindo-se às mascotes dos postos Petrobras lançadas em março de 2024. “Isso facilitou muito a dinamicidade dentro da nossa área de marketing, com nossas agências.”
A Vibra surgiu da privatização da BR Distribuidora em 2021, unidade de distribuição de combustíveis da Petrobras, e está presente em mais de 8.300 postos de combustíveis espalhados pelo país.
Desde que ingressou na Vibra há dois anos, Gordilho propôs uma mudança na estratégia de marketing, pensando de forma regional e nos diferentes perfis de consumidores brasileiros. “A gente tem trabalhado muito para fazer campanhas digitais exatamente impactando de forma muito específica e muito personalizada cada um dos nossos clientes”, afirma.
Enquanto multinacionais americanas deixam de lado suas estratégias de diversidade, equidade e inclusão (DEI), a Vibra vem atuando em causas sociais como o combate à exploração social infantil. “É uma causa muito séria, quase uma epidemia em nosso país”, nota Gordilho.
Na entrevista, a executiva também fala sobre o interesse da Vibra em ampliar a sua participação em eventos regionais e em esportes para além do automobilismo. Ela destaca ainda a renovação da marca da Lubrax e comenta sobre a continuidade o uso da marca BR, em contrato vigente com a Petrobras até 2029. “É uma marca que o brasileiro adora.”
Os episódios da segunda temporada do “15Cast” são veiculados às terças-feiras no site, nas redes sociais do Valor e nas principais plataformas de “streaming” de áudio e vídeo do país — Apple Podcasts, Deezer, Spotify e YouTube. Nestas plataformas, também é possível conferir todos os episódios da primeira temporada do videocast.