Bahia Política
O novo governo ampliou a isenção de PIS/Cofins sobre gasolina até o fim de fevereiro, surpreendendo o mercado que aguardava o fim do benefício com a virada do ano. (Foto ilustração)
O governo Lula também anunciou que tomaria decisões sobre o tema de preços de combustíveis após a mudança na gestão da Petrobras, cujo novo presidente já foi indicado, mas aguarda trâmites legais necessários para tomar posse.
O levantamento foi feito com base em transações realizadas entre os dias 1º e 15 de janeiro em mais de 25 mil estabelecimentos credenciados em todos os Estados.
O avanço ocorre após o combustível fóssil ter recuado todo mês desde junho do ano passado, com exceção de novembro, apontou o levantamento. Em dezembro, a queda foi de 1,6%.
Entre junho e setembro, a Petrobras reduziu quatro vezes seguidas o valor da gasolina para as distribuidoras, destacou a ValeCard.
Além disso, o ciclo de queda dos preços dos combustíveis foi alimentado pela limitação do ICMS sobre esses produtos nos Estados, instituída por lei complementar de junho. (Por Marta Nogueira)