UOL
Mais vantajoso em 24 dos 27 estados do Brasil na última quinzena de março, o etanol começou abril perdendo espaço para a gasolina no mercado nacional devido a um aumento em seu preço.
Segundo a mais recente pesquisa da empresa de logística e gestão de frotas Ticket Log, fornecida com exclusividade ao UOL Carros, a gasolina está no momento mais vantajosa que o etanol em sete dos 27 estados.
A gasolina ganha em Amapá, Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima e Sergipe.
“Entramos em abril com uma mudança importante no comportamento de preço do etanol, que deixa a tendência de estabilidade registrada nos últimos meses, e passa a ficar 3,20% mais caro, ante março”, disse Douglas Pina, Diretor-Geral de Mobilidade da Edenred Brasil.
“Esse cenário refletiu na vantagem competitiva do etanol em relação à gasolina. Em março o combustível foi considerado economicamente mais viável para os motoristas de 24 estados. Nessa primeira quinzena, esse número foi menor, indicando uma vantagem em 19 estados e no Distrito Federal.”
A média do nacional do etanol foi de R$ 3,87, com a da gasolina ficando em R$ 5,93 o litro.
Como é feito o cálculo
• Definição dos Estados onde o etanol é mais vantajoso tem como base o IPTL (Índice de Preços Ticket Log)
• Índice aponta o custo em reais por quilômetro rodado, levando em conta o preço médio do litro do combustível e o consumo médio
• Consumo é fixado em 8,5 km/l para o álcool e em 11,5 km/l para a gasolina. Há variações, dependendo do veículo
• É preciso considerar que o combustível de origem vegetal eleva o consumo em aproximadamente 30%, com variação para baixo ou para cima.
• Por esse motivo, só vale a pena usar etanol quando a diferença no preço supera percentualmente a redução na autonomia