Embraer testa jatos usando apenas combustível sustentável de aviação

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EPBR

A Embraer concluiu com sucesso testes de voo com os jatos executivos Phenom 300E e Praetor 600 usando somente combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês). Os testes foram realizados em Melbourne, Flórida, e envolveram a análise do desempenho dos sistemas de motores usando combustível fornecido pela World Fuel.
Atualmente, todas as aeronaves da companhia estão certificadas para usar 50% de SAF, mas o objetivo é ampliar o uso para 100%. Os testes contribuíram para obter informações sobre o desempenho dos sistemas durante o uso apenas de combustível sustentável em motores Pratt & Whitney e Honeywell.
As avaliações fazem parte do plano da Embraer de ser neutra em carbono até 2040 e atender ao compromisso da indústria aeroespacial de zerar as emissões até 2050.
A fabricante brasileira de aeronaves quer chegar a 2030 com misturas de SAF representando 100% do seu consumo de combustível no Brasil. Hoje, mais de 60% das emissões nas operações da empresa (escopo 1) decorrem do uso de querosene de aviação em ensaios e voos de produção.
No ano passado, Embraer e a Raízen assinaram uma carta de intenções para desenvolver a cadeia de produção do combustível sustentável. Entre as intenções, a Embraer irá se tornar a primeira fabricante de aeronaves a consumir SAF que poderá ser distribuído pela Raízen, produtora de bioenergia.
“Estamos orgulhosos com os voos bem-sucedidos do Phenom 300E e do Praetor 600 com SAF 100% puro. É um passo importante, à medida que nossos operadores estão cada vez mais interessados e fazendo uso deste combustível”, disse Michael Amalfitano, Presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva, em comunicado distribuído pela companhia.

“Essa conquista é um marco importante para a nossa jornada rumo a zerar as emissões líquidas em 2050 e reforça o compromisso da Embraer com a sustentabilidade para nossos clientes e a sociedade”.
O Phenom 300E é um jato de piloto único, rápido e de longo alcance, com capacidade de voar a 45.000 pés, equipado com motores Pratt & Whitney Canada PW535E1. O Praetor 500 e o Praetor 600 são aeronaves avançadas tecnologicamente, com o Praetor 600 sendo o jato supermédio de maior alcance do mundo.

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