Distribuidora de combustíveis baiana lidera ranking nacional de rentabilidade

A Petrobras precisa pensar no além do petróleo
26/09/2024
Encontro Nordeste
26/09/2024

Tribuna da Bahia

Foto: Divulgação/Ascom

Entre todas as empresas do Brasil no setor de Petróleo e Gás, a baiana Petrobahia é a líder nacional no quesito rentabilidade. Essa é uma das marcas alcançadas pela distribuidora de combustíveis no levantamento realizado pelo Valor Econômico, que classificou as mil maiores empresas do país. O Valor 1000, como é chamado o estudo, apontou ainda que a Petrobahia está entre as 200 maiores empresas do país e ocupa a 180ª posição considerando todos os quesitos avaliados no ranking.

As empresas analisadas foram agrupadas em 27 setores. No segmento de Petróleo e Gás, a Petrobahia se destacou com a melhor rentabilidade dentre as 47 empresas listadas na mesma área. O índice é calculado considerando o lucro líquido da empresa

sobre o patrimônio líquido dela no mesmo ano, e a distribuidora baiana obteve o melhor resultado nacional com 66,4% de rentabilidade média. Além de superar concorrentes regionais, o resultado de rentabilidade da Petrobahia foi proporcionalmente superior ao de gigantes nacionais do setor.

Para o CEO da Petrobahia, Thiago Andrade, o resultado no ranking é fruto da política de expansão aplicada pela empresa nos últimos anos, que se reflete nos números de participação de mercado. “Em 2023 ficamos entre os dez maiores market share do país no setor de derivados de petróleo e biocombustíveis. Neste ano, embora não tenha acabado ainda, já temos uma perspectiva de consolidar ou até melhorar esse desempenho. Ainda sobre o ano passado, ficamos entre as cinco maiores distribuidoras de toda a região Nordeste. Resultados que refletem o investimento que fazemos na qualidade de nossos produtos, pensando sempre em oferecer o melhor aos nossos clientes e parceiros”, explicou.

No ranking geral, comparando o posicionamento da empresa com a última edição do Valor 1000, a Petrobahia deu um salto de quase 40 posições (saiu de 217ª para 180ª), evidenciando o crescimento e bom desempenho de mercado da distribuidora durante o ano de 2023. No cenário estadual, entre as 18 empresas de diferentes setores, com sede na Bahia, que fazem parte do ranking, a Petrobahia é a quinta maior do estado.

Expansão e consolidação – Nascida na Bahia há quase três décadas, a Petrobahia expandiu sua atuação para além das fronteiras do estado e hoje está presente em quatro das cinco regiões do país, com exceção apenas dos estados do Sul. Levantamento divulgado este ano pela ANP apontou que Petrobahia ampliou em mais de 50% (50,31%) o seu volume de vendas comparando o desempenho do primeiro semestre de 2023 com o apresentado nos primeiros seis meses de 2024, se consolidando entre as líderes de distribuição de combustíveis do Norte/Nordeste.