Estado de Minas
Com alta acumulada de 43,4% em 2021, a gasolina proporcionou algum refresco ao bolso do consumidor nesta quinta-feira (27/5) – o Dia livre de Impostos (DLI). O item é vendido a R$ 3,225 em um posto de gasolina da capital mineira.
Em sua 15ª edição, o DLI, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), é uma forma de protesto do varejo contra a carga tributária embutida no preço de produtos e serviços. Durante o evento, diversas empresas deixam de cobrar da clientela o valor referente à tributação, o que proporciona preços até 70% mais baixos.
O combustível com quase 40% de desconto é oferecido no Posto Pica Pau, que fica na Avenida do Contorno, 10.325, no Bairro Carlos Prates, Região Noroeste da cidade.
O bancário Guilherme Augusto Evangelista aproveitou para encher o tanque esta manhã antes de ir para o trabalho. “Fiquei de olho nessa promoção. Eu gasto, em média, um tanque de gasolina por semana. Esse desconto já vai dar uma aliviada no meu orçamento”, comenta o rapaz.
O motorista de aplicativo Lucas Magela Assunção diz que o abatimento vai garantir o pagamento de algumas contas em dia. “Com essa crise, as vezes preciso atrasar o pagamento da luz, da água…. a gente vai se equilibrando. Com essa economia no combustível, vou poder quitar mais boletos dentro do vencimento”, afirma.
Voucher
A má notícia é que a promoção é válida apenas para aqueles que retiraram um voucher disponibilizado pelo CDL/BH no site do Clube de Vantagens, nos dias 24 e 25 deste mês.
O abastecimento é limitado a R$ 130 por carro, o equivalente a 40,31 litros, e as motos estão vetadas. O Posto Pica Pau reservou cinco mil litros de gasolina para a ação, que ocorrerá das 6h às 18h, e aceita apenas pagamento em dinheiro.
Movimento Nacional
O Dia Livre de Impostos (DLI) conta com a participação de 1.857 lojas em todo o país, de acordo com a CDL. Em BH, mais de 350 lojas estão confirmadas e prometem descontos de até 70% nos produtos.