Banco Mundial deixará de financiar exploração de petróleo e gás

País precisaria construir três novas refinarias até 2030, diz Sindicom
13/12/2017
Biodiesel eleva moagem de soja para 43 milhões de toneladas em 2018
13/12/2017
Mostrar tudo

Fonte: O Globo

O Banco Mundial anunciou nesta terça-feira na Cúpula do Clima, em Paris, que deixará de financiar a exploração e a extração de petróleo e gás após 2019.
Com esta iniciativa, a instituição multilateral busca adotar os objetivos do Acordo de Paris, de 2015, explicou em um comunicado.
Enquanto cada vez mais os atores financeiros mostram sua vontade de se desvincular do carvão — a energia mais poluente — o Banco Mundial é o primeiro banco multilateral a assumir tal compromisso para a exploração e produção de petróleo e gás.
O banco, no entanto, indicou que poderá contemplar ressalvas para os países com “circunstâncias excepcionais” — em vias de desenvolvimento ou com necessidades específicas em termos de energia.
Em 2016, o financiamento do banco às indústrias de petróleo e gás representou US$ 1,6 bilhão, menos de 5% dos financiamento totais no ano.

Os aportes de exploração e produção representam cerca de 2% do portfólio do Banco, que afirma estar alinhado com seu objetivo de dedicar 28% de seus empréstimos à luta a favor do clima até 2020.

Além disso, a partir do ano que vem, a instituição vai publicar anualmente todas as emissões de gases do efeito estufa decorrentes de projetos financiados pelo Banco Mundial nos setores mais emissores, como o energético, anunciou.

O Banco ainda vai passar a considerar um preço interno do carbono em seus investimentos futuros.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *