Assessoria de Comunicação da Expopostos
Nesta quarta-feira, 11, a Arena do Conhecimento da ExpoPostos, área de apresentações integrada à feira destinada a receber palestras, workshops e apresentações que abordam as novas tendências, tecnologias, leis e regulamentações para postos de serviços e lojas de conveniência, trouxe aos presentes diversas palestras que trataram de temas relevantes, dentre os quais, os painéis “Energia do Futuro” e o canal de conveniência na visão da indústria. A importância da transição energética, de uma matriz de combustíveis fósseis para renováveis, por exemplo, foi um dos temas explanados, e ganhou destaque a partir de iniciativas que estão sendo desenvolvidas pela Raízen (Joint-Venture entre a Shell e a Cosan), marca que representa o grupo Shell no Brasil.
Ricardo Berni, diretor de Marketing e Digital da Raízen, destacou em sua explanação que a Shell tem investido significativamente em um combustível limpo de segunda geração. “Um dos princípios estratégicos da nossa empresa é o processo de transição energética e a busca por fontes renováveis e a Shell tem feito isso através do que chamamos de E2G – Etanol de Segunda Geração, o qual é produzido a partir do bagaço da cana-de-açúcar”, explica.
Para Berni, “a marca que vai ser eternamente lembrada precisa estar conectada com a atualidade e a Shell, ao se atentar à “Energia do Futuro”, tem feito isso sem aumentar um hectare sequer, o que está em linha com a diretriz da companhia”, observa, destacando que “a empresa está vinculada ao varejo de combustíveis com os postos e já são mais de oito mil pontos na América Latina, sendo seis mil no Brasil e, por isso, a Shell precisa garantir, especialmente no varejo, o melhor atendimento”, conclui.
De forma paralela ao painel sobre “Energia do Futuro” ocorreu a apresentação sobre Dados e Tecnologia: a nova era digital dos postos. Durante a explanação, Renato Mascarenhas, da Endered, ressaltou a importância da integração diretamente na bomba e explicou que “o avanço tecnológico mostra que é importante fazer controles, fazer gestão”.
No painel, “O canal de conveniência na visão da indústria”, importantes líderes do setor, como André Lopes (Nestlé), Carolina Miyaki (BAT), Bruno Carvalho (Monster), Glauber Marinho (Coca-Cola), Igor Guerra (Mondelez), Luiza Gatti (Redbull) e Rodrigo Caldas (Heineken), discutiram os resultados recentes e as perspectivas para o futuro das lojas de conveniência. Os especialistas trouxeram insights sobre as tendências e estratégias que impulsionarão o crescimento do segmento no próximo ano.
Glauber Marinho, da Coca-Cola, destacou o crescimento expressivo do setor no pós-pandemia: “Antes da pandemia, tínhamos 800 lojas de minimercados de condomínios e empresas, agora já ultrapassamos a marca de 12 mil. Este conceito de loja está ganhando força e transformando a experiência do consumidor.”
Os desafios enfrentados pela indústria de cigarros, especialmente com o aumento do preço mínimo, foram pontos destacados por Carolina Miyaki, da BAT. “O cenário atual força o consumidor a reavaliar suas escolhas de marca, o que nos coloca diante de novos desafios e oportunidades.”
Rodrigo Caldas, da Heineken, comentou sobre o consumo imediato e a competitividade dos preços: “O mercado de conveniência exige cada vez mais que ofereçamos soluções de consumo rápido, mantendo preços atrativos e acessíveis.”
André Lopes, da Nestlé, enfatizou a importância de ampliar o foco nas bebidas quentes e no segmento de food service: “Estamos vendo uma competição acirrada, e as lojas de conveniência estão cada vez mais se posicionando como hubs de alimentos e bebidas.”
O crescimento no mercado de energéticos foi celebrado por Luiza Gatti, da Redbull. “Nos últimos anos, as vendas de RedBull aumentaram 22%, com uma expansão de 16% no consumo geral de energéticos. Mas ainda temos um grande potencial a ser enfrentado, já que oito em cada 10 pessoas ainda não consomem energéticos.”
Bruno Carvalho, da Monster, reforçou o papel do Brasil como um mercado em expansão: “O Brasil é o país que mais cresce em termos de consumo de energéticos, e isso abre inúmeras oportunidades para inovarmos e expandirmos.”
Por fim, Igor Guerra, da Mondelez, abordou a importância da exposição de produtos e do gerenciamento por categorias: “A correta organização nas prateleiras é essencial para impulsionar vendas e garantir uma experiência eficiente para o consumidor.”
Simultaneamente acontecia o painel “Eletricus – Infraestrutura de recarga para veículos elétricos – Desafios e oportunidades para postos de combustíveis”, Evandro Mendes discutiu as mudanças que a mobilidade elétrica traz para o setor de combustíveis. O debate focou nos desafios e nas oportunidades para a infraestrutura de recarga, com ênfase em como os postos podem se adaptar a essa nova realidade em expansão.
Serviço
16ª EXPOPOSTOS & CONVENIÊNCIA
Data: de 10 a 12 de setembro de 2024.
Horário: Feira, das 13h às 22h. Fórum, das 08h30 às 13h30.
Local: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes Km 1,5 – Vila Água Funda, São Paulo – SP)
Mais informações: https://expopostos.com.br/ | facebook.com/ExpoPostos | @expopostos
Programação do Fórum: https://expopostos.com.br/programacao-forum-internacional-2024/
Credenciamento Imprensa: https://www.sympla.com.br/imprensa—expopostos–conveniencia__2431887
Mais informações: www.expopostos.com.br | @expopostos
Sobre a ExpoPostos & Conveniência
A ExpoPostos & Conveniência é o evento oficial dos representantes de distribuição e revenda de derivados de petróleo, lojas de conveniência e food service do Brasil. A feira apresenta as últimas tendências e novidades do mercado, incluindo novos produtos, equipamentos, serviços e tecnologias voltadas ao setor. O evento recebe em paralelo, o Fórum Internacional de Postos de Serviços, Equipamentos, Lojas de Conveniência e Food Service, que aborda temas relevantes para o mercado, junto aos especialistas nacionais e internacionais do segmento. O evento acontece de 10 a 12 de setembro de 2024, no São Paulo Expo, em São Paulo.
Sobre a GL events
A multinacional francesa GL events é um dos principais players do mercado de eventos no mundo. Presente em 27 destinos nos cinco continentes, a companhia gerencia 52 espaços e é especialista no atendimento à toda cadeia do setor – desde a concepção à realização de eventos, passando pela produção e oferta de serviços. Sua experiência foi construída em mais de 40 anos de atuação. O grupo possui 315 festivais e feiras proprietários.
Sobre a Fecombustíveis
A Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis) é formada por 34 sindicatos patronais e a Abragás e representa os interesses de aproximadamente 43 mil postos revendedores de combustíveis que atuam em todo o território nacional, além do segmento de Transportadores-Revendedores-Retalhistas (TRRs), revendedores de GLP e o mercado de lubrificantes. A Federação é filiada à CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) e faz parte da CLAEC (Comissão Latino-Americana de Empresários de Combustíveis). Presente na cadeia há mais de 63 anos, a Fecombustíveis implementa diferentes ações a fim de defender os legítimos interesses de seus associados, incentiva a realização de seminários, congressos e estudos, por meio de seus sindicatos filiados, em prol da qualificação do empresariado da revenda, com difusão de valores de cidadania corporativa, estudos, além de acesso às mais novas tendências de gestão e tecnologias de informação.
Sobre a ABIEPS
Desde agosto de 2001, a Associação Brasileira das Empresas de Equipamentos e de Serviços para o Mercado de Combustíveis e de Conveniência (ABIEPS) reúne os fabricantes de equipamentos, distribuidores, representantes comerciais e os prestadores de serviço que atuam no segmento de postos de combustíveis e suas lojas de conveniência.