ANP tem atividades pressionadas por falta de recursos, diz diretora

ANP divulga resultados de ações de fiscalização em 11 unidades da Federação (27/5 a 6/6)
10/06/2024
“Por que não vão atrás do informal, do devedor contumaz, do sonegador?” diz Rubens Ometto
10/06/2024

Valor Econômico

“A agência, como todos os órgãos reguladores, recebeu um corte orçamentário forte, na casa de 20%, para 2024. Nosso orçamento é calculado para 10 anos e sofreu reduções”, disse Symone Araújo

A diretora da Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANP) Symone Araújo afirma que a agência tem enfrentado dificuldades em suas atividades por conta dos cortes de recursos sofridos no orçamento de 2024.

Após participar do evento “Royalties e o Rio”, promovido pela Editora Globo, Araújo disse ao Valor que é necessário reforçar os recursos da agência para trazer mais eficiência administrativa.

“De modo geral, a agência, como todos os órgãos reguladores, recebeu um corte orçamentário forte, na casa de 20%, para 2024. Nosso orçamento é calculado para 10 anos e sofreu reduções”, comentou.

Essa redução orçamentária impacta questões de apuração e distribuição por diminuir acesso a instrumentos de tecnologia de informação, e compromete a capacitação, disse a diretora.

Segundo Araújo, a agência tem tentado solucionar a questão. “Trabalhamos para trazer novos servidores por meio de concurso.”

Questionada sobre a previsão para a abertura de concurso, a diretora afirma que o pedido já foi endereçado ao governo federal.