ANP lança painel dinâmico de preços de combustíveis e derivados

Preços de diesel, gasolina e etanol voltam a subir nos postos do Brasil
14/12/2020
Indicada à diretoria da ANP passa por sabatina em comissão do Senado
15/12/2020
Mostrar tudo

A ANP lançou hoje (14/12) o Painel Dinâmico de Preços de Combustíveis e Derivados de Petróleo, que informa os preços de revenda e distribuição de combustíveis oriundos do Levantamento de Preços de Combustíveis (LPC) e do Sistema de Informações de Movimentação de Produtos (Simp), além dos preços de produtores e importadores de derivados declarados à Agência pelo Sistema de Comercialização de Produtos (SCP). O painel está disponível em https://www.gov.br/anp/pt-br/centrais-de-conteudo/paineis-dinamicos-da-anp/painel-dinamico-de-precos-de-combustiveis-e-derivados-do-petroleo.

É possível consultar dados nacionais de distribuição e revenda, bem como utilizar os filtros por região, estado e município para os seguintes combustíveis: etanol hidratado, gasolina aditivada, gasolina comum, GLP (gás de cozinha), GNV (gás natural veicular), óleo diesel e óleo diesel S10 (com menor teor de enxofre). A pesquisa pode ser feita por período, a partir de 1/1/2004. O painel também mostra a comparação entre os preços da gasolina comum e os do etanol hidratado (etanol combustível). Não estão disponíveis as informações de revenda no período em que o Levantamento de Preços esteve suspenso (de 23/08/2020 e 17/10/2020).

A parte de preços de produtores mostra dados semanais, a partir de 1/1/2002, dos preços do asfalto, cimento asfáltico, GLP, gasolina comum, gasolina premium, nafta petroquímica, óleo combustível, óleo diesel marítimo, óleo diesel não rodoviário, óleo diesel S-10, óleo diesel S-1800, óleo diesel S-500, óleo diesel (diversos tipos de diesel automotivo) e querosene de aviação (QAV).

Os painéis dinâmicos da ANP são uma forma interativa de visualização de dados e fazem parte de um esforço para aumentar a transparência na divulgação das informações sobre o setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis.

Os painéis utilizam uma ferramenta de Business Intelligence (BI), que possibilita ao usuário visualizar dados atualizados sobre as principais atividades reguladas pela ANP. Como os painéis são dinâmicos, alterações na base de dados poderão ser refletidas nos dados divulgados.

Veja todos os painéis já disponibilizados pela Agência: https://www.gov.br/anp/pt-br/centrais-de-conteudo/paineis-dinamicos-da-anp

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *