Bahia Econômica
“Os resultados refletem os investimentos feitos na modernização da refinaria, além do nosso foco em formação, treinamento e valorização da senioridade”, diz Celso Ferreira, VP de Operações
A Acelen, empresa de energia gestora da Refinaria de Mataripe na Bahia, alcançou importantes resultados em diferentes frentes, com destaque para produção, eficiência energética e meio ambiente. Em março, quando foi concluído integralmente o processo de transição e a planta passou a ter operação e manutenção 100% Acelen, foram registrados marcos significativos que refletem a trajetória de recuperação, em 15 meses de gestão, após processo de modernização e revitalização das unidades operacionais.
Em produção, os destaques foram diesel, gasolina e GLP. No caso do diesel S10, houve recorde mensal, atingindo a marca de 263,5 milhões de litros em março, volume 4% maior do que o registrado oito meses antes (253,6 milhões de litros). O crescimento da produção deste tipo de diesel, menos poluente, reforça o compromisso da empresa com o abastecimento do mercado e com o meio ambiente.
Considerando o diesel total, março teve a segunda maior produção, somando 422,4 milhões de litros do combustível. Na gasolina, o volume foi de 279, 8 milhões de litros no mês, resultado 9% maior que o mesmo mês do ano passado (257,5 milhões de litros), enquanto no GLP, a produção somou 82.097m³, um crescimento de 6% frente a dezembro de 2021 (77.163 m³).
A revisão, manutenção e recuperação de estruturas e equipamentos seguem este ano, resultando em novos avanços em eficiência energética e redução de emissões no meio ambiente. Em relação ao consumo de energia, houve economia de 13% sobre o patamar da aquisição da planta em dezembro de 2021 e de 6% frente ao ano passado, saindo de 349 MMBTU/kbbl (milhões de BTUs – unidade de medida de energia térmica – por mil barris de combustíveis refinados), quando Acelen assumiu a refinaria, para 280 MMBTU/kbbl em março. Além disso, foi reduzida em 33% a emissão de enxofre no meio ambiente, ao mesmo tempo que houve ampliação da produção deste insumo na forma líquida, somando 1.024 toneladas, a segunda maior produção histórica mensal.
A superação de diversos recordes na produção de combustíveis foi ocasionada pela possibilidade de operar em cargas maiores, aproveitando ao máximo a produtividade das unidades operacionais após o processo de modernização pelo qual passou a planta. Os investimentos, aliados à atuação da equipe, foram fundamentais também para os resultados positivos em eficiência energética e redução de indicadores ambientais da refinaria.
“Os resultados refletem os investimentos feitos na modernização da refinaria, além do nosso foco em formação, treinamento e valorização da senioridade. As conquistas são fruto do esforço das nossas equipes, com a experiência e o comprometimento necessários para superar os desafios e acelerar conosco. A Acelen está apenas começando a caminhada para evoluir o mercado e se tornar referência em excelência energética e operacional”, concluiu o executivo”, afirma Celso Ferreira, VP de Operações.