Aratu On
Cinco projetos socioambientais baianos foram contemplados em edital da Petrobras e receberão juntos, ao todo, quase R$ 43 milhões pelos próximos quatro anos. As assinaturas das parcerias ocorrem nesta segunda-feira (2), no Centro de Convenções do Hotel Fiesta, em Salvador, com a presença de representantes da estatal, dos projetos e autoridades.
Para a gerente-geral da empresa, Vânia Legrand, o momento é considerado histórico. “A Petrobras está de volta à Bahia”, afirmou. “Retomamos os investimentos. Isso significa que voltamos a contribuir com o desenvolvimento econômico do estado, pois temos um compromisso histórico de contribuir para o desenvolvimento social da região”, acrescentou.
Coordenadora da Sindipetro Bahia, Elisabeth Sacramento destacou que uma empresa do tamanho da Petrobras não deve pensar apenas nos acionistas, mas sim em toda a sociedade”.
Já o coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, falou que os projetos da Petrobras voltaram a ser fortalecidos devido ao novo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, somada à nova gestão da estatal. “Estamos juntos com os movimentos sociais. É preciso que as pessoas entendam as políticas públicas”, disse.
Antes das assinaturas simbólicas, o gerente executivo de Responsabilidade Social da Petrobras, José Maria Rangel, frisou que a estatal “precisa voltar a ser a empresa dos sonhos dos jovens”.
Ele falou, ainda, que em todo o Brasil será investido R$ 1,5 bilhão em projetos nos próximos anos. “Nossa empresa quer ser referência em direitos humanos. A Petrobras é uma empresa do povo brasileiro e, a partir daí, temos que abraçar cada vez mais essa companhia, que foi tão atacada nos últimos anos. Nenhuma outra empresa suportaria tamanho ataque. No governo Lula ela reassume o papel de ser a maior do país”, completou.