Vibra aumentou participação de mercado, sem abrir mão da rentabilidade, diz presidente

ANP faz pré-lançamento do NAVE, programa voltado para startups
08/08/2024
Troca na ANP pode mexer em conselho da Petrobras
08/08/2024

Valor Econômico

Lucro líquido da Vibra no trimestre passado foi de R$ 867 milhões, um salto de 551,9% na comparação com o verificado em igual período em 2023, de R$ 133 milhões

A Vibra Energia aumentou a participação de mercado (“market share”) no segundo trimestre sem abrir mão da rentabilidade da companhia, afirmou, nesta quarta-feira (7), o presidente da companhia, Ernesto Pousada.
Segundo ele, em teleconferência com analistas sobre os resultados trimestrais, a empresa registrou quatro trimestres consecutivos com margem Ebitda superiores a R$ 150 por metro cúbico (m³) de combustível comercializado.
A margem Ebitda ajustada consolidada da companhia correspondeu a R$ 176 por metro cúbico (m³) de combustível vendido. A Vibra Energia atingiu participação de mercado de 31,1% com rede de postos embandeirados e de 29,9% com os clientes B2B diretos.
O lucro líquido da Vibra no trimestre passado foi de R$ 867 milhões, o que representou um salto de 551,9% na comparação com o verificado em igual período em 2023, quando apurou R$ 133 milhões.
A receita líquida ajustada da companhia cresceu 13,2% no trimestre encerrado em junho, na comparação anual, para R$ 42,3 bilhões, contra R$ 37,3 bilhões.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado da Vibra apresentou expansão de 70,3% entre abril e junho, para R$ 1,55 bilhão.
Retomada gradual do ‘market share’
Na teleconferência, Ernesto Pousada disse que a empresa vai retomar gradualmente o market share perdido nos últimos anos. Ele afirmou que, a partir do segundo semestre deste ano, a empresa vai atuar para voltar “ao que a gente tinha”, o que deve se verificar num período de 12 meses a 15 meses à frente.
“Não vamos fazer movimento abrupto, mas de forma sustentável”, disse Pousada. O executivo salientou que a Vibra Energia tomou a decisão de focar nos postos de combustíveis embandeirados como parte da estratégia de elevar margens participação de mercado. Esse perfil de cliente foi priorizado frente a postos de bandeira branca.