Vazamento da Shell despeja até 40 toneladas de petróleo no mar

Vai sobrar petróleo em 2025? Diretor do IEA diz que sim, por fraca demanda da China
22/10/2024
Diesel caro vai pressionar tarifas de energia em 2025, mostra projeção da EPE
22/10/2024

Click Petróleo e Gás

Se alguém pensou que o domingo seria tranquilo em Singapura, um “pequeno” incidente envolvendo o petróleo tratou de mudar todos os planos! Um derrame de grandes proporções da Shell nas águas da cidade-estado acionou uma operação de limpeza de proporções épicas. Aproximadamente 30 a 40 toneladas métricas de slop, uma mistura nada agradável de petróleo e água, foram despejadas no mar, gerando um esforço imediato das autoridades para conter os danos.
O incidente, ocorrido no início da manhã de domingo entre as ilhas de Bukom e Bukom Kecil, ao sul de Singapura, foi rapidamente confirmado pela gigante petrolífera Shell, que divulgou um comunicado reconhecendo o vazamento no oleoduto. A empresa britânica revelou que já está em curso uma investigação interna para apurar as causas do acidente e minimizar os impactos ambientais e econômicos.
“A operação de contenção começou imediatamente, utilizando barreiras de contenção, embarcações antipoluição e a aplicação de dispersantes para controlar a propagação do petróleo“, afirmou a Shell em sua nota oficial. O esforço é contínuo, com várias equipes trabalhando em terra e mar para evitar que o petróleo se alastre e atinja áreas mais sensíveis.
A Autoridade Marítima e Portuária de Singapura (MPA), que também está coordenando a resposta, não perdeu tempo em ativar seus próprios recursos de mitigação. Dois sistemas de barramento de correntes foram instalados como precaução: um em Changi, na entrada do Estreito de Johor, e outro no oeste de Singapura. Esses dispositivos são projetados para capturar possíveis manchas de petróleo que possam fugir ao controle inicial.
O impacto imediato do derrame de petróleo levou as autoridades a aconselharem o público a evitar a prática de natação e outras atividades recreativas em várias praias da região. A Agência Nacional do Ambiente de Singapura entrou em cena, monitorando constantemente a qualidade da água e fornecendo atualizações regulares através de seus canais oficiais.
Até o momento, as explorações piscícolas, uma importante parte da economia local, não foram afetadas, mas a Agência Alimentar de Singapura já recomendou que os operadores dessas fazendas mantenham vigilância redobrada.
A Shell criou uma linha direta de reclamações para auxiliar empresas que possam sofrer impactos financeiros devido ao derrame de petróleo. A petrolífera garantiu que está em contato com as autoridades locais e internacionais para fornecer suporte e minimizar qualquer dano ambiental.
Cooperação internacional e lições do passado
Singapura não só intensificou seus esforços de limpeza, como também notificou os governos da Malásia e da Indonésia sobre o acidente. Ambas as nações foram alertadas a monitorar suas costas para possíveis sinais de contaminação por petróleo.
Este derrame é um lembrete forte e recente dos desafios ambientais que a indústria do petróleo pode trazer. Em junho, Singapura enfrentou um incidente similar, que forçou o fechamento das populares praias da ilha de Sentosa por vários meses. Na época, a operação de limpeza foi concluída apenas em setembro, após longas semanas de trabalho para remover os resíduos do petróleo.
Com um histórico recente de derrames e o incidente atual envolvendo a Shell, as autoridades ambientais e portuárias de Singapura permanecem em alerta máximo para evitar qualquer repetição de tragédias ambientais no futuro.
Derrame de petróleo da Shell desencadeou uma resposta urgente
O derrame de petróleo da Shell desencadeou uma resposta urgente e coordenada entre a empresa e as autoridades de Singapura. A limpeza do mar, a proteção das praias e a vigilância da vida marinha são prioridades imediatas para evitar uma catástrofe ambiental de maiores proporções.
No entanto, este incidente também reforça a importância de investir em prevenção e gestão de crises para que acidentes futuros possam ser evitados — ou, pelo menos, mitigados de maneira mais eficaz.