ANP
O acordo visa facilitar a troca de informações e melhores práticas relacionadas aos aspectos regulatórios da transição energética, mercados de gás e desafios a eles associados.
AANP assinou hoje (8/7) um memorando de entendimentos com a Comission de Régulation de l’Energie (CRE), órgão regulador de energia da França. Em março, ambos os órgãos já haviam assinado uma carta de intenções.
O acordo estabelece as diretrizes para a cooperação entre os órgãos, de forma a facilitar a troca de informações e melhores práticas relacionadas aos aspectos regulatórios da transição energética, mercados de gás e desafios a eles associados.
As áreas específicas da cooperação podem incluir temas como: biogás/biometano; metodologias para tarifas de gás natural; armazenamento de gás; hidrogênio; captura e armazenamento de carbono; descarbonização da indústria de energia; futuro das infraestruturas de gás natural; regulação do acesso de terceiros a infraestruturas de gás natural liquefeito (GNL); e integração no mercado de gás.
Entre as ações previstas, estão a realização de visitas técnicas, treinamentos, pesquisa e avaliação de práticas e estratégias adotadas por outras organizações (“benchmarking”) e estabelecimento de redes com outras instituições internacionais, em especial em países de línguas portuguesa e francesa.
O memorando tem validade de dois anos, a partir da data da assinatura, podendo ser renovado.
França aprova venda de diesel verde em postos de combustíveis
UDOP
Os motoristas da França que assim o desejarem vão poder passar a abastecer seus veículos com diesel verde. A oferta do produto nos postos do país foi autorizada na semana passada pelo governo francês e parece confirmar uma tendência. Em maio, a inclusão deste novo substituto renovável para o diesel já havia sido aprovada pela Alemanha.
Antes, a venda de diesel verde puro estava limitada à companhias de transportes e de logística que contassem com rede de abastecimento própria.
Em maio, a União Europeia (UE) aprovou novos limites de emissões para veículos pesados – classe que inclui a maior parte dos caminhões, ônibus e trailers. Os países do bloco terão até 2040 reduzirem em 90% as emissões dessa classe de veículo que é apontada como de difícil eletrificação.
Nos próximos três anos, a UE vai divulgar regras para o registro de veículos pesados que rodem apenas com combustíveis neutros em carbono.
Segundo a agência de notícias Argus, o consumo de diesel na França girou em torno de 610 mil barris – cerca de 97 mil m³ – ao dia no último ano/.
Fábio Rodrigues
Fonte: BiodieselBR.com