A adesão ao movimento mundial Outubro Rosa aumenta a cada ano e o Sindicombustíveis Bahia envolve, todos os anos, donos de postos e sociedade na campanha de prevenção ao câncer de mama. Com o tema “Mulher, se toque!”, o sindicato promove a campanha por meio de folder com informações sobre a doença com o objetivo de ampliar a cadeia de conscientização. A doença é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele, respondendo por 28% dos casos novos a cada ano.
Alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama é necessário e o sindicato assumiu esse compromisso em parceria com os seus revendedores, que repassam a mensagem em seus postos para os clientes. Essa é mais uma ação do Posto Solidário, projeto do Sindicombustíveis Bahia. De acordo com especialistas, identificar o tumor cedo, quando ainda não é palpável, aumenta a chance de cura em até 95%. Outra vantagem de detectar o câncer logo no início é fazer cirurgia e tratamento menos agressivos, podendo até não precisar retirar a mama ou fazer quimioterapia.
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org). Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa.
(Assessoria de Comunicação do Sindicombustíveis Bahia)