Refinaria de Mataripe chega aos 74 anos renovada

Raízen vai vender usinas renováveis menores
18/09/2024
Brasilcom estará no Encontro da Revenda do Brasil
18/09/2024

Bahia Econômica

A Refinaria de Mataripe chega aos 74 anos modernizada, com inovações tecnológicas, excelência operacional e entre as melhores e mais modernas refinarias da América Latina, cumprindo o objetivo que a Acelen firmou em sua chegada. A Refmat é a 2ª maior refinaria do Brasil e 2ª maior exportadora da Bahia, responsável por 14% da capacidade total de refino do país, 42% do Nordeste e 80% do Estado, respondendo por 17% do ICMS e 10% do PIB baiano.

Foram investidos mais de R$ 2 bilhões na modernização e recuperação de ativos, com foco na segurança, na automação, com a transformação digital; na eficiência, capacidade e diversidade produtiva; e na redução da pegada ambiental das operações, conquistando melhorias nos índices ambientais, de eficiência hídrica e energética.

Neste dia 17 de setembro, aos 74 anos, os resultados de três anos da nova Refmat são motivos de comemoração. Com os investimentos da Acelen, houve aumento da capacidade total de produção, indo da média de 207 mil barris/dia (kbpd) em 2021 para para 250 mil barris/dia (kbpd) atualmente, lançamento de cinco produtos (propano especial, butano especial, diesel marítimo, solvente, OCB1) ampliando o portfólio da empresa para mais de 30 produtos e mais de 83 recordes de produção.

De 2021 até agora, aumentamos em +33% a produção de diesel, +181% em querosene de aviação e +198% em parafinas, levando a Acelen à liderança na produção e comercialização na América Latina. Hoje, a Refmat é o segundo maior fornecedor de bunker (combustível marítimo) do Brasil, destinando combustível para Bahia e outras regiões brasileiras através de parceiros da Bahia de Todos os Santos, no Porto de Itaqui (MA) e na Baía de Sepetiba (RJ).

Resultados que foram possíveis com uma força de trabalho qualificada e experiente. Foram gerados empregos e houve aumento no quadro de colaboradores em 28% de 2021-2024, sempre privilegiando os talentos das comunidades vizinhas à refinaria (15%).

Segundo o CEO da Acelen, Luiz de Mendonça, a Refinaria de Mataripe é uma “jovem de 74 anos” que está em sua melhor forma. “Nosso complexo industrial passou pelo maior programa de modernização de sua história em sete décadas. Investimos 2.6 vezes mais em nossa gestão do que a média histórica e os resultados demonstram a transformação do ativo e o impacto positivo dos projetos socioambientais na vida das pessoas das comunidades do entorno. Aceleramos com excelência, segurança, responsabilidade e transparência, unindo produtividade a um olhar sustentável”.

Impacto ambientais e sociais

O caminho da transição energética da Acelen começou com a modernização da Refinaria de Mataripe com a redução de importantes indicadores ambientais. A empresa foi pioneira na pegada zero carbono na logística marítima, com neutralização de duas grandes cargas de petróleo da África. De dezembro de 2021 a agosto de 2024, reduziu em 26% o consumo total de água da refinaria, uma economia de 4,7 bilhões de litros, equivalente ao volume usado em uma cidade de 109 mil habitantes.

No mesmo período, houve economia de 9% no consumo energético da Refinaria de Mataripe. Essa redução, em um ano, equivale ao consumo residencial de eletricidade de todo o estado de Roraima. Também foram reduzidas as emissões de gases enviados ao flare e ao meio ambiente em 46% e, de enxofre, em 87%, além de ter gerado menos 30% de resíduos em 2023, quando foram produzidos 18.127,15t, contra 25.704,95t em 2022. Uma redução de mais de 7 mil toneladas.

Com o propósito de estar onde a Bahia precisa e atenta à sua responsabilidade social, a Acelen investiu mais de R$ 25 milhões em ações sociais e educacionais. Uma das primeiras medidas para estreitar o relacionamento e ampliar a comunicação com as comunidades do entorno da refinaria foi criar três Conselhos Comunitários em Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde. Do diálogo com as comunidades, foram desenvolvidos os projetos Rede de valor, Jovem Aprendiz Acelen, Acender Jornada Jovem, Acelera OSC Edital e Adote uma Turma em parceria com as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).

Também impactaram positivamente na vida das pessoas, os mutirões ginecológicos e dermatológico, a limpeza de praia e manguezal e palestras para lideranças comunitárias e jovens locais. Para a Acelen, a prática de ESG é valor-chave do negócio, contribuindo ainda mais para o desenvolvimento sustentável, social e econômico. Não é à toa que, em menos de três anos de gestão, reduziu consideravelmente seu impacto ambiental e ampliou sua atuação social nas regiões do entorno da Refinaria de Mataripe.