Terra
A Refinaria Presidente Bernardes (RPBC) da Petrobras, em Cubatão, bateu recorde anual de produção de diesel S-10 (com menor teor de enxofre), com cerca de 3 milhões de metros cúbicos em 2022, o equivalente a aproximadamente 25% do consumo do Estado paulista, informou a companhia em nota nesta segunda-feira.
Em dezembro, a RPBC produziu o maior volume mensal do ano do combustível fóssil, com 296 mil m³, acima do recorde anterior registrado em setembro passado, com aproximadamente 289 mil m³.
“A alta disponibilidade das unidades de produção da RPBC ao longo do ano foi fundamental para que a refinaria atingisse esses volumes expressivos”, afirmou a petroleira.
“Pelo baixo teor de enxofre e melhores resultados ambientais, o diesel S-10 ganha crescente fatia do mercado nacional de combustíveis.”
O diesel S-10 produzido na RPBC abastece principalmente os mercados da Baixada Santista e Grande São Paulo, além de outros polos, como Espírito Santo e Estados do Norte e Nordeste do país.
A petroleira disse ainda em nota que a renovação da frota do país, com motores mais modernos e eficientes, também tem provocado o maior consumo de diesel S-10.
Em 2022, segundo a empresa, o contexto internacional de escassez de oferta do produto foi outro fator que reforçou a importância do aumento da produção do combustível.