Qual o impacto da Lei do Combustível do Futuro nos veículos pesados? Entenda

O que é mais econômico: gasolina ou álcool?
11/10/2024
Petrobras vai investir R$ 90 milhões para construir primeira planta de hidrogênio verde
11/10/2024

O Estado de S.Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na última terça-feira (8) a chamada Lei do Combustível do Futuro. A regulamentação traz uma série de iniciativas para promover a mobilidade de baixo carbono, por meio dos biocombutíveis. Para o setor de transportes, a norma vai criar programas nacionais de diesel verde e biometano. Além de viabilizar o desenvolvimento de programas já existentes e aumentar a mistura de biodiesel no óleo diesel.
A nova Lei destrava investimentos que somam R$ 260 bilhões. Assim, deverá criar oportunidades como a geração de empregos e mais pesquisas. “Estamos tornando realidade uma verdadeira revolução agroenergética, que vai colocar o Brasil na dianteira da ‘economia verde’. Estamos aliando a força da agricultura brasileira com a nossa capacidade de produção de biocombustíveis”, exaltou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Biodiesel é o combustível do Brasil
O texto estabelece que será acrescentado um ponto percentual de mistura de biodiesel ao diesel de origem fóssil anualmente, a partir de 2025. A intenção é atingir 20% em março de 2030. Desde março deste ano, o percentual saiu de 12% para 14%.
Por causa disso, movimentos começam a aparecer no mercado com a nova lei. Por exemplo, o Grupo Potencial, um dos maiores fabricantes de biodiesel do mundo, anunciou investimento de R$ 600 milhões para acelerar o projeto de expansão. Com isso, a intenção é chegar à produção de 1 bilhão e 620 milhões de litros de biodiesel por ano no Brasil.
O projeto para a ampliação deve ser concluído em 2026. E, em seguida, a intenção é iniciar a produção do biocombustível. Além disso, o Grupo Potencial, bem como o maior produtor de soja do País, a Amaggi, rodam com uma frota de caminhões movidos 100% com biodiesel. Entre os modelos estão caminhões de Volvo e Scania já preparados para rodar com o combustível.
Biodiesel e diesel verde
Conforme já contamos no Estradão, o biodiesel traz desafios, sobretudo relacionados à armazenagem. Por exemplo, o biodiesel é mais suscetível à oxidação, o que pode levar à formação de compostos indesejados que degradam o combustível com o tempo. E isso pode ocorrer durante o armazenamento prolongado e será um desafio para os fabricantes.
A Anfavea, que representa as montadoras de veículos no País, comemora a Lei do Combustível do Futuro, mas lembra que, no caso da mistura do biodiesel ao diesel ultrapassar os 15%, serão necessários testes e ensaios da mistura, sobretudo em veículos mais antigos.
Volvo e Scania, por sua vez, avançaram no desenvolvimento de veículos mais resistentes a qualquer tipo de desgaste. Todavia, fabricantes como a Mercedes-Benz defendem o diesel verde, que nascerá a partir da nova lei.
Isso ocorre porque o diesel verde apresenta vantagens frente ao biodiesel. É um hidrocarboneto puro, sendo mais estável. Além disso, sua composição química o torna totalmente compatível com os atuais motores a diesel. Portanto, sem a necessidade de modificações nos sistemas atuais.
Biometano
Do mesmo modo, a Lei do Combustível do Futuro vai ajudar a fomentar o desenvolvimento do biometano. Ou seja, gás obtido a partir do processamento do biogás. Por sua vez, o biogás é originário da decomposição da matéria orgânica por ação de bactéria. Sendo o composto principalmente de metano e dióxido de carbono (CO2).
Nesse sentido, foi apresentado no início deste mês um estudo que detectou um grande potencial para a cadeia do biometano no estado de São Paulo. Além da geração de 20 mil oportunidades de trabalho direto e indireto, a pesquisa realizada pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e pelo Governo de São Paulo, ainda destaca que a capacidade instalada ou em instalação atualmente no estado é de 0,4 milhão de m³ por dia. Com o desenvolvimento da cadeia de biometano, a oferta potencial é estimada em 6,4 milhões de m³ por dia – ou seja, 16 vezes da capacitada atual.
Mas assim como em São Paulo, já há outras iniciativas para o desenvolvimento do biometano. A cidade do Rio de Janeiro é um exemplo. Na região há empresas desenvolvendo o biocombustível.
E os fabricantes de caminhões Scania e Iveco já oferecem caminhões e ônibus a gás/biometano. A Scania, que começou a vender o caminhão a gás em 2019, deve encerrar este ano somando 1,5 mil modelos emplacados desde o início das vendas.
A Iveco começou a produção e vendas do S-Way neste ano. E conta com 28 unidades vendidas. Todavia, o ônibus a gásfoi apresentado em agosto durante a Latbus. O modelo, direcionado ao transporte urbano, está em fase de homologação. E deve ter vendas iniciadas em 2025.