Projeto sobre ICMS de combustíveis na Câmara é retrocesso, dizem distribuidoras

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Valor Econômico

Projeto volta a vincular o ICMS ao preço dos combustíveis, segundo a Brasilcom

A Brasilcom, que representa distribuidoras regionais de combustíveis, classifica o projeto de lei complementar (PLP) 136/2023 como retrocesso ao não garantir a uniformidade das alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em âmbito nacional na comercialização desses insumos.
Segundo a entidade, o projeto volta a vincular o ICMS ao preço dos combustíveis, o que abre perspectiva de aumentos quinzenais do imposto, antes da edição da lei complementar 192/2022.
Além disso, afirma a Brasilcom, a aprovação do PLP 136 viola a segurança jurídica, uma vez que as empresas do setor já se adaptaram à nova sistemática.
“O sistema monofásico para cobrança do ICMS é uma evolução tamanha que está prevista até mesmo no texto da Reforma Tributária”, disse a Brasilcom, em comunicado.
O PLP 136/2023, de autoria do Poder Executivo, trata da reposição de perdas causadas aos Estados com as mudanças da incidência do ICMS sobre os preços dos combustíveis, estabelecidas pela lei complementar no ano passado.
Nesta semana, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou urgência na tramitação do tema. Porém, um dos artigos do PLP 136 revoga a estrutura monofásica “ad rem”.
O que está em jogo no PLP 136/2023
Definido pela lei complementar 192/2022, o sistema de monofasia estabeleceu a incidência do ICMS uma única vez sobre produtores ou importadores, na modalidade “ad rem”, ou seja, por valor fixo por litro.
A alíquota “ad rem” incide sobre o etanol anidro, sem adição de água, desde junho. Sobre diesel, gasolina e gás liquefeito de petróleo (GLP, o gás de cozinha), a alíquota vigora desde maio.
Já a lei complementar 194/2022 estabelece que a União terá que compensar Estados e o Distrito Federal com as perdas causadas pela redução de arrecadação de ICMS, ao fixar teto de 18% para cobrança de ICMS sobre os combustíveis, energia elétrica, comunicações e transportes coletivos, enquadrando-os como produtos essenciais.
As duas leis complementares foram editadas pelo governo de Jair Bolsonaro, como uma das respostas à escalada de preços do petróleo e derivados no mercado internacional, a partir da guerra entre Rússia e Ucrânia.
O objetivo era de tentar evitar impactos de altas cotações sobre os preços internos dos combustíveis, especialmente em um ano de eleições.
Em março de 2023, União, Estados e o STF firmaram acordo a fim de encerrar discussões judiciais sobre a compensação das perdas de arrecadação com a mudança nas regras estabelecidas para o ICMS. O total a ser destinado pela União para compensação é de R$ 27,01 bilhões, a serem pagos nos anos de 2023, 2024 e 2025.
No PLP 136/2023, o governo estabelece as regras para a compensação dos valores para cada um dos Estados e para o Distrito Federal até 2025. Em linhas gerais, o PLP 136 estabelece, ao valor atribuído a cada Estado e ao DF, dedução de eventuais prestações de dívidas com a União.
O relator do PLP na Câmara é o deputado Zeca Dirceu (PT-SP). O plenário aprovou a urgência na tramitação do projeto, atendendo a um requerimento do deputado José Guimarães (PT-CE), o que poderia representar uma injeção imediata de recursos para Estados.
Isso porque unidades federativas que não possuam contratos de dívida com a Fazenda Nacional receberão os valores por meio de transferência direta da União.
O artigo 13 do PLP propõe revogar a estrutura “ad rem”, retornando com a cobrança proporcional ao preço, o chamado “ad valorem”.

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