Projeto de Jerônimo Goergen eleva adição de biodiesel para 20% em 2028

ANP disponibiliza painéis dinâmicos do setor de abastecimento
06/03/2020
Programação do Assessores de Campo do Sindicombustíveis Bahia de 09 a 13 de março
06/03/2020
Mostrar tudo

Fonte: EPBR

O deputado Jerônimo Goergen (PP/RS) protocolou nesta quarta (4) o PL 528/2020, que fixa em lei o calendário atual de adição de biodiesel e estende a política para atingir 20% (B20) até 2028. Goergen está propondo a extensão da política criada pela MP 647, de 2014, que originalmente definiu a mistura obrigatória em 7% (B7) e depois passou a ser ampliada por meio do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

Tendências para o mercado de biodiesel em 2020
Produtores de biodiesel devem adicionar 1,4 bilhão de litros capacidade de em 2020
Qual será a direção dos preços do biodiesel no Brasil?
Projeto de Jerônimo Goergen eleva adição de biodiesel para 20% em 2028
HVO desponta como tendência para produção de diesel renovável
O projeto de lei incorpora na legislação a política vigente do B15, previsto para entrar em vigor em 2023, mediante incremento anual de 1% no percentual de biodiesel – o B12 começou a valer nesta semana.

“Não se pode deixar de reconhecer que quanto maior o horizonte temporal do cronograma de adição obrigatória de biodiesel ao diesel vendido ao consumidor maior é a previsibilidade da sua demanda e, por via de consequência, menor é o risco para os investidores”, justifica o deputado no projeto.
Mas também estabelece um período de transição de 12 meses, a partir da promulgação da lei, para certificação do B20 em motores a diesel. Isso também foi feito com o B15, o que passou por análise técnica e especificação pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
A partir da validação do B20, o projeto autoriza a comercialização voluntária do diesel com 20% de biodiesel e estende o cronograma para 2028, com um novo incremento anual de 1%, partindo do B16, em 2024 até atingir o B20, em 2028.

Adicionalmente, obriga cidades com mais de um milhão de habitantes a utilizar B20, em um prazo de 24 meses, no transporte coletivo, após a validação do biocombustível. E, por fim, o PL leva para a legislação as definições de bioquerosene de aviação e diesel verde (categoria que inclui o HVO).
O PL de Jerônimo Goergen também prioriza a produção nacional. O biodiesel voltado à adição obrigatória, necessariamente, deve ser fabricado a partir de matérias-primas nacionais, preferencialmente, produzidas por agricultores familiares. E cabe ao governo federal garantir a execução dessa política.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *