Produtora de combustíveis renováveis a partir da captura de CO2 será inaugurada no dia 26

Petróleo fecha em alta e marca segunda semana consecutiva de ganhos com quadro geopolítico
24/03/2025
Debate sobre transição energética ‘começou tarde’
24/03/2025
Mostrar tudo

JornalCana

Será inaugurada no próximo dia 26 de março em Campinas (SP) o projeto CO2CHEM. Trata-se de projeto pioneiro no Brasil para a produção de combustíveis renováveis a partir da captura de CO2.

O projeto é uma parceria entre a RSB, Hytron, Senai CETIQT, Embrapii, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e Universidade de São Paulo (USP).

A inauguração do CO2CHEM será na sede da Hytron, na cidade de Campinas, em São Paulo com a presença de representantes de todos os parceiros.

Como será a produção de combustíveis renováveis

Segundo a assessoria do projeto, a iniciativa prevê o consumo de até 1 tonelada de CO2 com o potencial de produção de até 20 litros de combustível sustentável por dia.

Saiba mais sobre o projeto em texto no site do Laboratório de Pesquisa e Inovação em Processos Catalíticos (LaPCap) da USP:

“O projeto de pesquisa e desenvolvimento CO2CHEM, lançado pela Repsol Sinopec, se concentra no desenvolvimento de tecnologias inovadoras de captura de CO2 para a produção sustentável e economicamente viável de hidrocarbonetos verdes.

Ou seja, compostos químicos produzidos por processos industriais que não emitem gases de efeito estufa.

Esses hidrocarbonetos podem ser combustíveis verdes, como diesel e gasolina verde, ou até mesmo parafinas especiais usadas na fabricação de diversos produtos.

O projeto envolve importantes parceiros, como a Hytron, uma empresa do grupo NEA, o Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da USP e o SENAI CETIQT, por meio do Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *