Produção de biodiesel cai 8,2% em agosto

Preços do petróleo fecham em alta diante de preocupações com demanda global
22/09/2021
Defasagem dos preços da gasolina diminui, mas do diesel se mantém, aponta Abicom
22/09/2021
Mostrar tudo

Revista Biodieselbr

A produção de biodiesel segue andando para trás. De acordo com dados divulgados Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), as usinas brasileiras fabricaram um total de 571,9 milhares de m³ do biocombustível no mês de agosto. Esse volume representa uma contração de 8,2% sobre os mais de 623,1 mil m³ que haviam sido registrados no mesmo mês do ano passado.
A explicação dessa contração não é das mais complicadas. Em agosto de 2020, as distribuidoras estavam obrigadas a adicionar 12% de biodiesel ao combustível que vendessem. Já em agosto desse ano, a adição foi de apenas 10%.
Desde abril a mistura obrigatória de biodiesel vem sendo mantida abaixo do patamar legal de 13% por determinação do Palácio do Planalto. Com a medida, o governo tenta evitar pressões sobre os preços do óleo diesel e novos atritos com grupos de caminhoneiros – um dos eleitorados mais fiéis de Jair Bolsonaro.
Demanda do diesel
O recuo na produção das usinas só não tem sido maior porque a demanda por óleo diesel tem se mostrado bastante aquecida nos últimos meses. De janeiro a julho, o mercado nacional consumiu perto de 35,3 milhões de m³ do derivado – aumento de 10,5% sobre o mesmo período do ano anterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *