Valor Econômico
Na última semana, os preços do etanol hidratado (que abastece diretamente os tanques) subiram nos postos da maior parte dos Estados, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Com isso, o biocombustível foi na contramão da gasolina, que teve queda generalizada.
Na semana encerrada no último sábado, a ANP identificou aumento de preços do etanol em 18 Estados e no Distrito Federal e queda em oito unidades da federação. Já o preço da gasolina caiu em 23 Estados e subiu em apenas três.
Apesar disso, o biocombustível continuou economicamente mais vantajoso do que o derivado fóssil para a média da frota flex brasileira somente nos postos de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás, assim como nas quatro semanas anteriores. A relação mais vantajosa foi observada em Goiás, onde o etanol ficou em média a 67% do valor da gasolina. Nos outros três Estados, a relação ficou em 68%.
Em quase todos os Estados, porém, a diferença nominal entre o valor do litro da gasolina e do litro do etanol seguiu alta, acima de R$ 1 — a diferença só foi menor que R$ 1 por litro em dois Estados.
Os preços do etanol hidratado vinham em alta na saída das usinas produtoras nas semanas anteriores, refletindo a recuperação do consumo do renovável.