Fonte: Valor Econômico
A rede de postos bandeira branca, que no fim do ano passado compreendia cerca de 17 mil unidades, traz implícito um potencial de crescimento “relativamente mais fácil” e “representa ótima oportunidade”, de acordo com o diretor-superintendente da Ipiranga, rede de distribuição de combustíveis da Ultrapar, Leocadio Antunes Filho. Para aproveitar essa oportunidade de expansão, comentou o executivo, a Ipiranga passou a usar ferramentas de inteligência digital para avaliar o universo de postos disponíveis e identificar potenciais alvos de aquisição, que tragam ganho à Ipiranga. “Isso permite, mais do que olhar o potencial quantitativo, fazer a prospecção com maior qualidade e efetividade.
“Isso permite, mais do que olhar o potencial quantitativo, fazer a prospecção com maior qualidade e efetividade. Isso nos assegura uma mais consistente criação de valor”, afirmou em encontro com analistas e investidores, o Ultrapar Day.
Lojas
Sobre a aposta da rede de se diferenciar das concorrentes por meio da maior diversificação na oferta de produtos e serviços, Antunes contou que dois novos modelos de loja estão sendo testados pela rede de conveniência am/pm. São duas lojas no conceito “super store”, com 400 metros quadrados, e outra ainda maior, com 800 metros quadrados, com cafeteria, restaurante e praça de alimentação.
“Um dos elementos mais importantes da estratégia de diferenciação hoje são as lojas am/pm”, disse o executivo. Com 2,3 mil lojas, é a quarta maior rede de franqueados no Brasil e já está entre as 20 maiores redes de faturamento dentro do ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
Segundo dados da Ipiranga, a oferta do conjunto loja am/pm e posto melhora a venda de combustíveis entre 15% e 20%.
Política da Petrobras
O grupo também vê oportunidades de ganho para a rede de distribuição de combustíveis a partir da nova política de preços da Petrobras – que tem resultado em ajustes praticamente diários -, segundo o diretor-superintendente da Ipiranga, Leocadio Antunes Filho. “Vemos oportunidades não só de capturar alguma arbitragem que surjano curto prazo, mas, mais do que isso, é a visão de longo prazo que as companhias mais estruturadas, com mais escala, têm oportunidade de se diferenciar e capturar benefícios que um mercado mais dinâmico pode oferecer”, comentou.
O executivo disse a que a infraestrutura de logística de distribuição e escala e eficiência operacional são diferenciais competitivos na distribuição de combustíveis e que a Ipiranga está bem posicionada. De 2011 para cá, os investimentos em infraestrutura somaram R$ 700 milhões. “Isso significa uma expansão de capacidade instalada de 9% ao ano”, acrescentou. Para ler esta notícia completa, clique aqui.