Por que ‘híbridos de tomada’ vão dominar o mercado dos carros eletrificados

Carros híbridos plug-in se destacam, e indústria vê mudança nas vendas
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Infraestrutura é a palavra-chave quando se fala em eletrificação. O Brasil, no entanto, não tem um expressivo número de pontos de recarga, quando comparamos com Europa e Estados Unidos, por exemplo. Um estudo recente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) aponta que o Brasil tem um único carregador para cada 17 veículos elétricos, na Europa esse número cai para 10, e, nos Estados Unidos, 12. Mas será que vamos mudar esse cenário em mais dois anos? Acho que sim.

Com a infraestrutura sendo um dos principais obstáculos, o híbrido plug-in é a tecnologia com maiores chances de dominar o mercado dos carros eletrificados. Como esse tipo de tecnologia combina a energia e o combustível, o consumidor tem a chance de optar se prefere usar a energia das baterias ou, no caso de uma longa viagem, utilizar o abastecimento convencional.

Hoje, já existem carros com autonomia elétrica acima dos 100 quilômetros, como o Haval H6 PHEV (média de 170 Km). Contudo, a maioria dos modelos disponíveis varia entre 30 a 70 quilômetros de autonomia 100% elétrica.

Ao fazer uma ‘conta de padaria’, dá para ter uma noção das vantagens do híbrido de tomada: uma pessoa que rode, em média, 30 quilômetros diariamente, conseguiria usar o carro por três dias (ex: Haval H6 PHEV e o BYD Song Plus), mas sem gastar combustível e emitir poluentes. Afinal, esse tipo de tecnologia permite o uso do carro apenas no modo elétrico.

Uma outra prova do crescimento desse tipo de veículos em nossas ruas é que no último ano, os híbridos plug-in foram os que apresentaram o maior número de vendas, segundo aponta a ABVE.

Chamados de PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicles), eles alcançaram a marca de 15.252 emplacamentos no primeiro semestre de 2023, contra 7.148 no mesmo período de 2022 – o que representa um aumento de 113%.

“O segmento de veículos híbridos não plug-in (HEV) ainda lidera o número total de emplacamentos no semestre, mas a entrada de novas montadoras no segmento de PHEV agitou o mercado e mudou a participação (market share) entre as tecnologias”, detalha a Associação dirigida pelo executivo Ricardo Bastos.

Com base no crescimento e interesse da população por essa tecnologia, o números de modelos vai aumentar ano a ano. Além disso, as baterias vão ficar mais modernas e, consequentemente, a autonomia delas vai crescer. Assim, os híbridos plug-in se mostram como uma boa alternativa para quem ainda não se sente preparado para mergulhar de vez em um modelo 100% elétrico.

Conheça os híbridos PHEV mais vendidos no 1° semestre de 2023:

XC60 – 2.208 unidades

HAVAL H6 – 2.160 unidades

TIGGO 8 – 1.786 unidades

SONG PLUS – 1.095 unidades

PORSCHE CAYENNE – 893 unidades

AUDI Q5 – 670 unidades

XC90 – 624 unidades

RANGE ROVER – 438 unidades

330E – 356 unidades

COOPER COUNTRYMAN – 284 unidades

*Colaborou Rodrigo Barros

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