UDOP
Os preços do petróleo fecharam quase 1% mais altos nesta quinta-feira, reduzindo os ganhos anteriores, com o mercado concentrado nas preocupações com o fornecimento de petróleo russo, na recuperação da demanda chinesa e no Banco da Inglaterra, que elevou as taxas de juros abaixo do esperado.
Os contratos futuros do Brent fecharam em alta de 0,63 dólar, ou 0,7%, a 90,46 dólares, depois de subirem mais de 2 dólares no início da sessão.
O petróleo WTI, dos EUA, fechou em alta de 0,55 dólar, ou 0,7%, a 83,49 dólares, depois de subir mais de 3 dólares no início da sessão.
A Rússia avançou com seu maior recrutamento desde a Segunda Guerra Mundial, levantando preocupações de que uma escalada da guerra na Ucrânia possa prejudicar ainda mais a oferta da commodity.
“A retórica belicosa de Putin é o que está sustentando este mercado”, disse John Kilduff, sócio da Again Capital LLC em Nova York.
As restrições de oferta da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) adicionaram mais suporte, disseram analistas.
“As exportações de petróleo da Opep se estabilizaram a partir de um forte aumento no início deste mês”, disse Giovanni Staunovo, analista de commodities do UBS.
Fonte: Reuters