Fonte: Isto É Dinheiro Online
Os contratos futuros de petróleo fecharam em alta na quarta-feira (20), após o Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês) mostrar uma forte queda nos estoques da commodity no país na semana passada.
Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o WTI para fevereiro subiu 0,92%, a US$ 58,09 por barril. Já na Intercontinental Exchange (ICE), o barril do petróleo tipo Brent para o mesmo mês fechou em alta de 1,19%, a US$ 64,56.
Nesta quarta-feira, o DoE informou que o volume de petróleo bruto estocado recuou 6,5 milhões de barris na semana encerrada em 15 de dezembro, acima das expectativas de analistas e do American Petroleum Institute (API) divulgadas na terça-feira. “O sentimento dos investidores foi impulsionado pela grande queda nos estoques de petróleo e na recuperação da demanda”, disseram analistas da Capital Economics.
Os analistas apontaram que o declínio foi, em grande parte, devido ao aumento das operações de refino na semana passada, retirando o armazenamento bruto e transformando o óleo cru em produtos petrolíferos. Os estoques de gasolina subiram 1,2 milhão de barris e o volume estocado de destilados aumentou 800 mil barris.
Além disso, os preços do petróleo também encontraram apoio na interrupção da oferta de um grande sistema de oleodutos no Mar do Norte. O sistema Forties paralisou suas operações na semana passada devido a uma rachadura, interrompendo o fluxo de 450 mil barris de petróleo por dia. A controladora do oleoduto, Ineos, disse que a interrupção na oferta pode durar mais algumas semanas. “O preço do Brent deve, portanto, permanecer apoiado até o fim do ano devido a essa interrupção”, comentaram estrategistas do Commerzbank. Fonte: Dow Jones Newswires