Fonte: Valor Online
O petróleo opera em leve queda nesta sexta-feira, antes de a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e aliados anunciarem os detalhes sobre o aumento de cortes na produção.
Perto das 9 horas, os preços dos contratos do Brent para fevereiro de 2020 tinham baixa de 0,41%, a US$ 63,13 o barril, enquanto o WTI para janeiro de 2020 cedia 0,65%, a US$ 58,05 o barril.
Na quinta-feira, segundo autoridades do cartel, a Opep concordou em aprofundar os cortes de produção em cerca de 40% no ano que vem. Agora, os dez aliados externos da Opep, liderados pela Rússia, precisam confirmar apoio à medida para que seja aplicada.
Apesar do aumento do corte na produção, considerado como fundamental para que os preços da commodity não despenquem diante da demanda menor, a avaliação é que o número é pouco impactante, segundo alguns analistas.
Este acordo de corte de produção da aliança Opep+ parece destinado a críticas, pois as cotas dos produtores de petróleo serão usadas para calcular se realmente estamos vendo a retirada de algum suprimento adicional. É provável que a Rússia tenha sua produção de condensado excluída, aponta o analista da corretora Oanda, Edward Moya, ressaltando que provavelmente os preços da commodity enfrentarão volatilidade nas próximas sessões.