Os contratos futuros do petróleo fecharam em alta nesta quarta-feira (10), depois de mergulharem em terreno negativo após a divulgação dos dados de estoques da commodity nos Estados Unidos.
O contrato do petróleo Brent para maio fechou em alta de 0,56%, a US$ 67,90 por barril, na ICE, em Londres, enquanto o do WTI para abril avançou 0,67%, a US$ 64,44 por barril, na Bolsa de Mercadorias de Nova York. O índice dólar DXY, que normalmente tem correlação negativa com o petróleo, operava, no fim da tarde desta quarta, em queda de 0,14%, a 91,832 pontos.
Os dados oficiais do Departamento de Energia dos EUA (DoE) mostraram que os estoques de petróleo tiveram alta inesperada na semana passada de 13,798 milhões de barris, ante expectativa de um aumento de 816 mil barris. Na semana anterior, os estoques dispararam e somaram 21,5 milhões de barris. Os dados são da Administração de Informação de Energia (AIE) dos EUA.
Os preços do petróleo passaram a operar em queda logo após a divulgação dos dados de estoques, mas voltaram a subir com os investidores reavaliando o acúmulo de petróleo contra o aumento de 578 mil barris diários da demanda por gasolina, a 8,7 milhões de unidades.
Também repetindo o comportamento visto no relatório do DoE da semana passada, os estoques de gasolina caíram em 11,869 milhões de barris, depois de recuar 13,624 milhões na semana anterior.
Fonte: Valor Econômico