Petrobras está perto de retomar o controle da Refinaria de Mataripe

Etanol hidratado cai 3,39% e anidro recua 3% na semana nas usinas paulistas
29/07/2024
Nesta terça: Assembleia Geral Sinposba
29/07/2024

Bahia Econômica

A Petrobras está finalizando o due diligence para uma oferta de aquisição da refinaria de Mataripe que vendeu ao fundo soberano de Abu Dhabi Mubadala por US$ 1,65 bilhão, em 2021. A informação foi dada pela agência de notícias Reuters.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez campanha contra a venda das refinarias da Petrobras e tem pressionado a empresa a acelerar investimentos que gerem empregos no segmento. No entanto, um acordo sobre a estrutura e o preço da possível recompra ainda não foi alcançado, afirmaram pessoas envolvidas no negócio.

O problema segue sendo o preço, pois a Acelen que receber bem mais do que pagou. Essas discussões poderão atrasar as negociações, que estão em curso há vários meses, dado que a refinaria, também conhecida como RLAM, foi vendida abaixo do valor de mercado, segundo algumas avaliações. Daria margem a críticas comprar a refinaria pelo dobro do preço, por exemplo.

No entanto, o  Ineep (Instituto de Estudos Estratégicos em Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), apoiado pelos sindicatos, estimou em 2021 que a refinaria valia entre US$ 3 bilhões e US$ 4 bilhões.E  própria CGU (Controladoria-Geral da União) concluiu que a Petrobras pode ter vendido a refinaria com desconto durante a pandemia de Covid-19.A Petrobras e Mubadala Capital não quiseram comentar. (FSP)