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Prestes a completar 30 anos, a marca quer acelerar sua presença nos 8.000 postos de combustível da Vibra
Meses após a saída da Americanas, a rede de lojas de conveniência BR Mania está focada em dobrar o número de unidades em Postos Petrobras .
Com o fim da joint venture, a distribuidora de combustíveis Vibra, dona dos Postos Petrobras, se tornou a única licenciadora da marca.
Foi o tempo onde as lojas de conveniência só vendiam snacks, cigarros e bebidas. Desde a pandemia, este mercado tem apostado na oferta de serviços mais completos aos consumidores. A rede de lojas de proximidade Oxxo, por exemplo, inaugurou nos últimos anos mais de 500 lojas em São Paulo.
Entre as franquias, as lojas de conveniência também se destacam. BR Mania e Lubrax+, também da Vibra, além das concorrentes AMPM, Shell Select e Jet Oil, estão entre as 15 maiores redes brasileiras em número de unidades.
A BR Mania cogitou abrir lojas de rua, mas o plano nunca saiu do papel.
Prestes a completar 30 anos, a marca quer acelerar sua presença nos 8.000 postos de combustíveis que tem dentro de casa.
A executiva Vanessa Gordilho, VP de Negócios, Produtos e Marketing, foi escalada para traçar a nova estratégia de expansão da franquia com mais de 1.300 unidades em 90 cidades.
“Hoje estamos presente em 16% dos Postos Petrobras. A expectativa é chegar a 30% de participação nos próximos cinco anos”, diz Gordilho.
As mudanças na BR Mania
A executiva tem se dedicado a resolução de entraves para inaugurar unidades e tornar o modelo de negócio mais rentável aos franqueados, que costumam ser os donos de postos de combustível. Programas de benefícios integrados e novos modelos de loja (maiores e menores) devem acelerar a expansão.
O processo de expansão não tem um foco regional específico, diz a executiva, mas a BR Mania tem menor presença no Norte e Centro-Oeste, regiões que devem atrair novas unidades.
Para se diferenciar dos concorrentes, a BR Mania aposta num portfólio mais robusto de alimentação, inclusive com a oferta de pratos regionais e marca própria, estratégia que tem aumentado a rentabilidade do operador da loja.
“O consumidor hoje busca opções melhores de alimentação nos postos. Com o incremento recente que fizemos no portfólio, a categoria de alimentação cresceu 30% em vendas, o que tem aumentado a rentabilidade dos franqueados”, diz a VP.
Além da mudança no cardápio, a marca tem transformado seus processos e modelos de loja. Uma cadeia própria de suprimentos começou a operar no Recife para abastecer a região de forma mais rápida.
“Revisamos o formato de entrega dos produtos próprios e de parceiros para ter custos mais baixos e uma proposta de valor melhor”, explica.