Mato Grosso do Sul cria legislação específica para usinas de etanol de milho

Líder do governo Bolsonaro no Senado tenta alongar discussão sobre fim dos carros a combustíveis fósseis
02/03/2020
BSBios eleva produção para continuar líder em biodiesel (Coluna do Broadcast) Fonte: O Estado de S. Paulo A gaúcha BSBios se diz preparada para atender à demanda gerada pelo aumento da mistura de biodiesel no diesel e não colocar em risco sua liderança no setor. Desde ontem (1.º), a mistura passou de 11% (B11) para 12% (B12). Os investimentos começaram em 2019 e serão concluídos em maio, quando a capacidade de produção será 43% maior. A ampliação das unidades de Passo Fundo (RS), onde a empresa surgiu, e de Marialva (PR) consumiu R$ 70 milhões, de olho tanto no B12 quanto em um possível aumento da mistura para 13% em 2021. A fábrica paranaense já opera com capacidade de 1.150 metros cúbicos de biodiesel por dia, ante 800 m³ no início de 2019. Já a de Passo Fundo chegará ao mesmo volume em dois meses. Erasmo Battistella, presidente da BSBios, lembra que o mercado está cada vez mais competitivo e pulverizado – são muitas empresas e, recentemente, a JBS anunciou novo investimento no setor –, mas não teme a concorrência. Se em 2019 o mercado de biodiesel foi de 5,84 bilhões de litros, com o B12 a estimativa é de que chegue a quase 7 bilhões de litros. “Trabalhamos para manter a participação de 11% a 12% alcançada nos últimos anos”, afirma. » A mil. No primeiro leilão de biodiesel considerando o novo porcentual de mistura, em fevereiro, a BSBios vendeu 117 mil m³, ou 10% do total, o maior volume entre as concorrentes. Para atender à demanda, deve adquirir mais soja e óleo vegetal ao longo do ano, e a safra recorde que o Brasil está colhendo em 2019/2020 vem a calhar. O que falta, diz Battistella, é uma reforma tributária que estimule o aumento do processamento no País. “O Brasil exporta quase 70% da soja em grão. A China, nosso maior comprador, diminuiu tarifas sobre a soja norte-americana, e isso pode causar um solavanco no mercado”, diz o executivo. » Mais verde. A empresa também entrará no segmento dos Créditos de Descarbonização (CBios) do Renovabio, após obter certificação em novembro. A unidade de Passo Fundo poderá emitir um CBio para cada 370,9 litros de biodiesel, e a de Marialva, um para cada 372,3 litros. A expectativa, por ora, é moderada, segundo Battistella. “Devemos ter uma grande oferta de CBios, tanto no segmento de biodiesel quanto no sucroalcooleiro, e ainda não há como dimensionar qual será a demanda efetiva por eles”, diz.
02/03/2020

Fonte: JornalCana

O governo do Mato Grosso do Sul cria legislação específica para as usinas de etanol de milho no Estado. Até então não havia esse tipo de legislação no Mato Grosso do Sul.
Em vigor desde 28/02, com resolução publicada em edição extra do Diário Oficial estadual, o governo cria procedimentos para que seja realizado o licenciamento ambiental.
Os novos critérios se fazem necessários devido ao desenvolvimento tecnológico e ausência de resíduos, característicos deste tipo de usina.

E valem apenas para empreendimentos que produzem etanol a partir do milho em circuito fechado, onde não ocorra qualquer tipo de despejo de vinhaça ou derivados.
Essa situação ocorre em unidades produtoras de etanol de cana-de-açúcar. O Mato Grosso do Sul tem 19 delas em operação.