Lucro da Ultrapar (UGPA3), dona dos postos Ipiranga, salta quase 90% no 2º trimestre

ANP faz pré-lançamento do NAVE, programa voltado para startups
08/08/2024
Troca na ANP pode mexer em conselho da Petrobras
08/08/2024

Valor Investe

A Ultrapar , dona da rede de postos Ipiranga e da Ultragaz, registrou lucro líquido de R$ 437,9 milhões no segundo trimestre, 89% acima do ganho apurado um ano antes, beneficiada, principalmente, pela forte melhora dos resultados da Ipiranga.
A distribuidora de combustíveis está concluindo um longo processo de reestruturação, com foco em recuperação da rentabilidade, e já começou a colher os resultados.
No segundo trimestre, a receita líquida da holding do grupo Ultra subiu 9%, para R$ 32,3 bilhões, enquanto o Ebitda (resultado antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado cresceu 39%, a R$ 1,3 bilhão.
Ao fim do segundo trimestre, a alavancagem financeira, medida pela relação entre dívida líquida e Ebitda ajustado em 12 meses, estava em 1,2 vez, ante 1,3 vez no primeiro trimestre.
O balanço da Ultrapar no segundo trimestre consolida os resultados da distribuidora de combustíveis Ipiranga, da distribuidora de gás Ultragaz e da empresa de armazenagem de granéis líquidos Ultracargo.
O grupo Ultra comprou de uma fatia relevante na Hidrovias do Brasil — estimada entre 30% e 40% — e vai reconhecer os resultados via equivalência patrimonial, porém somente a partir do terceiro trimestre. Dessa forma, o lucro do segundo trimestre ainda não reflete essa participação.

Rede Ipiranga
As receitas da Ipiranga cresceram 11%, para R$ 29,4 bilhões, devido principalmente ao maior volume de vendas e aos repasses dos aumentos de custos dos combustíveis.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado foi de R$ 817 milhões, um crescimento de 76% em termos anuais.
Entre abril e junho, os custos dos produtos vendidos chegaram a R$ 28 bilhões, alta anual de 9%, enquanto as despesas gerais, administrativas e de vendas avançaram 30%, para R$ 830 milhões na mesma base de comparação.